É bastante comum que o valor da mensalidade tenha um grande impacto na decisão final daqueles que estão escolhendo uma graduação. Também é normal se preocupar mesmo durante o curso, já que é preciso pagar todos os meses certinhos. Mas existem soluções muito acessíveis para isso!

Com as orientações certas, você consegue aproveitar a chance de conquistar o diploma da faculdade sem se preocupar tanto com essa parte de pagar pelo ensino. Se você está com dificuldade de custear os estudos, dá só uma olhada nessas informações incríveis que a nossa equipe do setor financeiro separou!

Tem dicas de trabalho e até jeito de fazer faculdade sem pagar nada! Quer descobrir mais?

1. Faça um controle financeiro completo

Isso vale em todos os campos da vida: para ter dinheiro para realizar seus sonhos é importante manter o controle sobre as finanças. Deixar as economias em dia evita imprevistos e te faz chegar ainda mais longe. Com esse cuidado, saber como pagar a faculdade será mais uma dúvida. 

Monte um orçamento

Para que cada item tenha o valor necessário, é ideal montar um orçamento. Saiba quais são seus ganhos (ou da família) e defina quanto deve seguir para cada ponto — despesas da casa, água, luz, faculdade etc.

Acompanhe as suas movimentações

Além de elaborar essa ferramenta que “distribui” os valores, é importante ficar de olho no cotidiano. Registre o que você ganha e, principalmente, o que você gasta. Veja para onde seu dinheiro vai, pois isso permite economizar e até eliminar gastos desnecessários.

dificuldade de pagar a faculdade como pagar a faculdade

2. Concilie trabalho e estudo

Um ótimo jeito de fazer com que tudo caiba no bolso é buscar formas de aumentar a renda. Nesse caso, vale pensar em procurar um trabalho e uni-lo à sua rotina acadêmica. Muitas vezes, o salário já é suficiente para cobrir a mensalidade da faculdade e ainda ajuda a ter experiência no mercado.

Aproveite vagas temporárias

Também dá para aproveitar vagas que surgem em épocas especiais, como no final do ano. Nas férias você tem a chance de trabalhar por um período e juntar dinheiro. Depois, o valor acumulado ajuda a quitar as mensalidades. Que tal?

3. Aproveite as bolsas e financiamentos acadêmicos

Para driblar a dificuldade de pagar a faculdade, também é possível recorrer às bolsas e aos financiamentos. Eles abatem parte do valor ou até oferecem 100% de desconto.

Prouni

O Prouni é o principal programa federal de bolsas de estudo. Dependendo da sua nota no ENEM, você pode ganhar uma bolsa de 100%. Assim, não é preciso se preocupar em como pagar a faculdade. Mas fique atento: a modalidade é destinada para estudantes com renda familiar máxima de um salário mínimo e meio por pessoa e que não tenham concluído nenhuma graduação.

FIES

Já o FIES é um financiamento estudantil com taxas de juros muito menores que as encontradas no mercado. Além disso, você só começa a quitar as prestações quando estiver formado, o que traz muita tranquilidade. Para ganhar o benefício, é necessário ter tirado, no mínimo, 450 pontos no ENEM, não ter zerado a redação e ter renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.

Financiamento Próprio da Unileão

Ao escolher uma boa instituição de ensino, como a Unileão, é possível aproveitar financiamentos estudantis. O Financiamento Próprio da Unileão é uma iniciativa que disponibiliza crédito educativo para os estudantes dos cursos de graduação. Esse crédito permite que os acadêmicos paguem 50% das mensalidades no período regular do curso e os outros 50% após concluírem a graduação.

Financiamentos externos

O CredIES é oferecido em parceria com a FUNDACRED, fundação com mais de 40 anos de atuação. É um financiamento de 50% da mensalidade durante o curso e a outra metade após a conclusão da graduação. É acessível e tem as menores taxas do mercado.

4. Trabalhe como freelancer digital

Além do trabalho “tradicional”, de carteira assinada e tudo, você pode ser freelancer. Os famosos “freelas” são profissionais autônomos que complementam a renda com outros trabalhos. Trabalhar pela internet é uma possibilidade, como por meio de estratégias digitais.

Conheça as plataformas

Se estiver na dúvida sobre como esse trabalho funciona e qual a melhor forma de arranjar clientes, há plataformas disponíveis. No 99Freelas e no Workana, por exemplo, você encontrará projetos de diversas áreas. Já a Contentools é ideal para quem deseja faturar ao escrever para sites das empresas. É só fazer o cadastro e começar a trabalhar.

5. Aproveite o estágio acadêmico e as bolsas de monitoria

Sabia que também dá para ganhar dinheiro com a graduação? Os estágios remunerados podem acontecer fora da faculdade, mas as bolsas de monitoria são internas. Com essas alternativas é possível diminuir as dificuldades para pagar a faculdade.

Fique de olho nas vagas

Tanto para estágios quanto para a monitoria, é essencial ficar atento à divulgação das vagas. Sempre verifique avisos, quadros no campus e sites de interesse. Assim, você pode se candidatar logo que pintar uma oportunidade.

dificuldade de pagar a faculdade como pagar a faculdade

6. Dê aulas particulares

Diante da dificuldade de pagar a faculdade, você pode aproveitar aquele talento em uma matéria para dar aulas particulares. Se tiver mandado bem na redação do ENEM, por que não ensinar quem também vai fazer o exame? Com o dinheiro extra, fica mais fácil dar conta das mensalidades.

Use a internet como apoio

Para dar aulas particulares não é preciso estar no mesmo local que o aluno. Que tal usar chamadas de videoconferência? Com a internet, você conseguirá atender pessoas do país inteiro — o que aumentará os seus ganhos.

7. Complemente com “bicos” nos finais de semana

Quando a semana acaba, novas oportunidades surgem para você fazer um dinheirinho extra. Com os “bicos” do final de semana dá para complementar o valor da bolsa de monitoria ou reforçar os ganhos do estágio, por exemplo.

Acompanhe vagas e peça indicações

Além de sempre ficar de olho se alguém precisa de garçons em uma festa ou de uma recepcionista de evento, vale pedir indicações. Converse com seus amigos e familiares e peça que indiquem seu nome para esses trabalhos temporários. Com essa ajudinha, você vai descobrir novas formas de conseguir dinheiro.

8. Saiba que você é capaz

Diante da primeira dificuldade de pagar a faculdade, muita gente já pensa em trancar o curso por achar que não vai conseguir. Não cometa esse erro! Você é capaz de encontrar a melhor solução sem comprometer sua saúde financeira — ou psicológica. Acreditar em si é fundamental, não deixe isso de lado!

Converse com a faculdade

Caso ainda não tenha encontrado uma solução definitiva para pagar a faculdade, converse com a instituição. Os responsáveis podem apresentar créditos e bolsas que você ainda não conhece. Com uma faculdade que se preocupa com os estudantes é mais fácil contornar o obstáculo.

Ter dificuldade de pagar os estudos é normal e não é motivo de desespero. Com essas nossas indicações você tem a oportunidade de manter o pagamento em dia do jeitinho que tanto deseja.

Para ficar por dentro de todas as possibilidades, conheça as bolsas e financiamentos da Unileão e descubra as suas alternativas!

 

Relacionado Posts

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.