Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!
A transição do ensino médio para o superior promete trazer muitos conhecimentos e desafios. Antes de começar a aprender uma profissão, vale a pena atualizar a sua lista de leitura. Mas, afinal, quais são os melhores livros para ler antes da faculdade?
A seguir, separamos 6 livros para ler antes da faculdade. Conheça as opções e boa leitura!
1. 1984, de George Orwell
Em um cenário distópico, que se passa em 1984, o governo consegue exercer controle sobre todos. Por meio da vigilância até do pensamento, o Estado elimina quem pensa diferente ou duvida de seus métodos.
No meio do conflito entre o que é verdade e o que é mentira, um integrante do Ministério da Verdade começa a questionar o que acontece. A manipulação de dados estaria com os dias contados? Ou o jovem que ousa se levantar contra o regime será apenas mais uma peça fora do tabuleiro?
Por que vale a pena ler?
A obra de George Orwell merece a sua atenção porque, desde seu lançamento, ajudou a moldar nossa cultura. A vigilância do “Grande Irmão” já deu origem até a um reality show, o Big Brother, que é sempre tema de debates.
Em um mundo com cada vez mais câmeras de vigilância, sistemas de reconhecimento facial e rastreamento pelo celular, será que temos privacidade? Ou caminhamos para o cenário orwelliano?
O livro também ajuda a estimular a criatividade ao pensar em um “futuro no passado” e ao debater a influência da política em nossas vidas. É uma ótima chance para expandir seus horizontes!
2. Dom Casmurro, de Machado de Assis
Bentinho era um rapaz que foi prometido a se transformar em sacerdote pela mãe, antes mesmo que chegasse a este mundo. O plano seguia como o esperado, até que ele conhece e se apaixona por Capitu.
O amor, até então proibido, ganha novos contornos conforme eles se tornam adultos e outros conflitos surgem. Com a história contada do ponto de vista do protagonista, temos um dos principais dilemas da literatura brasileira.
Por que vale a pena ler?
Machado de Assis é um dos maiores autores brasileiros até hoje. Qualquer um de seus clássicos é quase indispensável, mas Dom Casmurro merece destaque por estar entre os mais famosos.
Esse é um dos livros para ler antes da faculdade porque é o melhor jeito de você ficar por dentro da história daquela que tinha “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” e que plantou a dúvida na cabeça dos leitores. Ou teria sido Bentinho?
De qualquer forma, tem fácil leitura, ajuda a expandir o vocabulário e, é claro, traz uma boa dose de entretenimento.
3. Vidas Secas, de Graciliano Ramos
A seca do sertão faz com que Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cadela Baleia mudem de fazenda, de tempos em tempos. A estiagem, aliada ao solo árido e à falta de alimento, fazem com que a mudança se torne uma questão de sobrevivência.
Em uma das mudanças, entretanto, Fabiano se vê em uma discussão com um soldado e, por fim, atrás das grades. A cadela da família também passa por maus bocados e tudo o que resta é a esperança de um futuro melhor.
Por que vale a pena ler?
Além de ser outro ótimo exemplar da literatura brasileira, ajuda a trazer uma perspectiva única. Lançado em 1938 e contando a história de uma família que foge da seca, a obra tem uma personalidade especial.
Também é um guia e tanto para quem deseja conhecer outros estilos de escritas. Graciliano Ramos traz uma proposta que mistura os sentidos e descreve a leitura de um jeito direto e seco como o sertão que retrata.
4. Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
Não mais que de repente, o mundo passa a sofrer com uma epidemia de cegueira. Sem explicação e nenhuma preparação, a cidade começa a se transformar em um cenário de guerra, com pessoas isoladas e sem saber o que aconteceu.
Diante de tantas dificuldades, alguns ainda conseguem enxergar e outros fingem que já não podem ver. Entre encontros e desencontros, todos procuram respostas que vão além de qualquer doença ou castigo enviado pelos céus.
Por que vale a pena ler?
O livro, ao longo de suas 300 páginas, explora diversas figuras de linguagem — e a metáfora é a mais comum. Além de falar de cegos, a obra relata a nossa sociedade, sobre a forma como agimos e os defeitos dos seres humanos.
Além da história, o estilo do escritor português chama a atenção. Sem aspas, travessões ou verbos de apoio, a leitura é corrida e em frases longas. O que parece difícil no começo, na verdade, se transforma em uma leitura agradável e cheia de ritmo.
5. A Metamorfose, de Franz Kafka
O que você faria se um dia acordasse e estivesse totalmente diferente? Foi essa a pergunta que o personagem George Samsa teve que responder. Após acordar de um pesadelo, ele se vê transformado em um inseto gigante — sim, algo bem próximo de uma barata gigantesca.
Mais que se desesperar com a sua completa mudança, ele fica preocupado com o fato de não poder trabalhar e sustentar sua família. Nos dias após a sua transformação, a casa e o núcleo familiar também se modificam de um jeito irreversível.
Por que vale a pena ler?
Escrita originalmente em alemão, a obra parece ser bem desafiadora. Embora traga alguns pontos diferentes, é curta e muito envolvente. É uma literatura que esconde muitas “surpresas” e que sempre revela algo quando você confere as páginas novamente.
Esse também é um dos livros para ler antes da faculdade por trazer reflexões e interpretações. A transformação acontece logo no início, sem explicações, então sua imaginação pode voar alto para pensar sobre o que, de fato, ocorreu.
6. O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde
No século 19, o rico Dorian Gray tinha uma vida social agitada e sem muito significado. Esse modelo de artistas e presença confirmada nos grandes bailes, acaba se vendo diante de um romance improvável.
Ao longo de sua jornada, Lorde Wotton passa a exercer uma influência positiva sobre Dorian, com percepções sobre a natureza humana e seus relacionamentos. Mesmo assim, Dorian passa por um trauma e precisa lidar com as consequências de suas escolhas.
Por que vale a pena ler?
Esse é um romance denso, com características únicas e que traz uma leitura bem adulta. Por ser algo marcante de época, traz um vocabulário rico, ótimo para quem deseja expandir as próprias habilidades.
Mais que um clássico, o título merece sua atenção por ser envolvente do começo ao fim e por trazer personagens reais, humanos e repletos de falhas — então, é fácil se identificar com ao menos um deles!
Os livros para ler antes da faculdade são ótimas opções para se divertir, se impressionar e aumentar seus conhecimentos. Com essa lista, dá para aproveitar ao máximo o tempo antes de entrar na universidade!
E para mandar bem na hora do aprendizado, conheça 7 aplicativos que vão ajudar você a estudar melhor!