Já parou pra pensar sobre a imagem que você transmite às pessoas? Se a primeira impressão é a que fica, é importante saber como mostrar as qualidades, concorda? E uma excelente forma de fazer isso é construindo um marketing pessoal de sucesso.

O marketing pessoal nada mais é do que você entender como se apresentar às pessoas. Mas não são quaisquer pessoas, estamos falando aqui de gente que pode fazer a diferença na sua vida, como um professor na faculdade ou um entrevistador em uma vaga de trabalho.

Saber o que falar, quando falar, quais características destacar e quais você deve descobrir uma forma mais sutil de apresentar são algumas das habilidades do marketing pessoal. Quer descobrir mais detalhes e como se beneficiar por toda vida desses aprendizados? Então, continue acompanhando!

1. Desvendando o marketing pessoal

Vamos partir do começo e entender o que significa esse conceito. No mundo das empresas, o marketing reúne ferramentas e ações para gerar ligação com o público. O anúncio que vê na TV e os perfis nas redes sociais são exemplos disso.

Trazendo para sua realidade, o marketing pessoal é a maneira de estabelecer comunicação com o mundo. No caso, você se torna a “empresa” ou “marca” a ser apresentada. E é algo que pode ser usado tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Sabe aquela capacidade de ser carismático, de ser considerado alguém simpático e prestativo? É mais ou menos por aí que segue o marketing pessoal de sucesso.

2. Qual a importância de ter um marketing pessoal bem feito na vida pessoal, acadêmica e profissional?

Além de fazer bem para a vida pessoal e carreira, a construção da imagem também tem tudo a ver com a vida acadêmica. Na hora de trabalhar, estudar ou mesmo se relacionar com as pessoas, saber se apresentar pode gerar muitos benefícios. Veja quais!

Diminui a timidez

Você já teve aquele sentimento de que não pertencia a um lugar ou desconforto tremendo por estar longe da sua “zona de conforto”? Já teve vergonha de se expressar e falar com desconhecidos? Tudo isso pode ter origem em não saber como mostrar as coisas boas que tem a oferecer.

Quando você tem mais noção sobre o que as pessoas acham de você é muito mais fácil vencer essas barreiras. Isso te dará mais segurança para se expressar e mostrar quem realmente é.

Melhora os relacionamentos

Causar uma boa impressão faz com que as pessoas fiquem dispostas ao diálogo. Sabe quando encontra alguém simpático e se sente à vontade com ela? Ou quando conhece alguém que demonstra bastante entendimento e te transmite confiança? Vale o mesmo para você. Até na vida pessoal isso significa melhorar todos os tipos de relacionamentos.

Aumenta as conquistas

Ao se apresentar de maneira adequada, é fácil alcançar aquilo que deseja. Acha que a educação transforma o mundo? Então, o marketing pessoal de sucesso pode ajudar a participar de um grande projeto de pesquisa, por exemplo. No mercado de trabalho, você pode conseguir a vaga desejada.

Já que essa estratégia permite “se vender” corretamente, é uma excelente forma de chegar mais longe.

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3. Qual imagem você quer criar e por quê?

Para conquistar todos esses resultados é preciso definir o que espera da sua imagem. Quer construir uma percepção de liderança? Ou de alguém que sabe trabalhar em equipe? O importante é decidir quais são seus objetivos. Se não quiser ter dúvidas, veja só essas dicas que te ajudarão a acertar no processo:

Conheça onde você quer chegar

Se seu sonho é ser alguém bem-sucedido, capaz de mudar a vida da sua família, é preciso transmitir uma ideia de força, determinação e propósito. Para vencer a concorrência em uma área de trabalho disputada tem que demonstrar muito preparo. Ao saber qual a sua meta, fica mais simples definir quais características você deve adotar.

Entenda o motivo da imagem desejada

Imagine que você decide fazer um curso na área da saúde. Ao pensar em marketing pessoal, é preciso oferecer confiança. O motivo? Simples: é assim que os pacientes vão se sentir seguros em sua presença. Então, pense na razão de transmitir uma boa impressão para fazer as escolhas certas.

4. Quais as qualificações necessárias?

Construir um marketing pessoal de sucesso tem tudo a ver com ganhar respeito, boa reputação e prestígio. É fazer com que o “público” te admire, o que exige as habilidades certas. Não sabe por onde começar? Então, veja quais são as qualificações necessárias:

Comprometimento

Para se posicionar corretamente, se mostre como alguém comprometido com o sucesso. Demonstre seu interesse pelos estudos, sua dedicação e cuidado com o trabalho. Assim você contribui para que as pessoas entendam o seu potencial.

Profissionalismo

Também é essencial demonstrar que você sabe a que veio. Não deixe a ética de lado e cuide até mesmo da sua aparência. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, usar as roupas adequadas de acordo com o ambiente também faz parte do marketing pessoal.

Empatia

Além de falar bem, saiba ouvir! Escutar o outro é um passo para o diálogo. Então, nada melhor que trabalhar a empatia. Ser capaz de enxergar o mundo pelos olhos do outro faz com que todos cresçam juntos.

Conhecimento

Não podemos ignorar a relevância do conhecimento. Cursar uma boa faculdade, se dedicar a projetos e se manter sempre atualizado são passos essenciais para ganhar o respeito no seu ambiente.

5. Qual a influência do autoconhecimento?

Entender o que te faz ser você é fundamental para criar uma imagem verdadeira, que representa a realidade. Então, trabalhar o autoconhecimento é muito importante para conquistar esse resultado.

Mas, afinal, como se conhecer de forma prática? Dê uma olhada:

Conheça seus pontos fortes e fracos

Para começar, faça uma lista honesta sobre todas as suas qualidades e o que pode ser melhorado. Mesmo os aspectos “fracos” são relevantes porque fazem parte da sua personalidade. Assumir que está em fase de formação não significa fraqueza, mas sim coragem e força para melhorar.

Entenda suas origens

Já que ser autêntico é fundamental, nada melhor que valorizar as suas raízes. Se você é a primeira pessoa da família a cursar uma faculdade, use isso a seu favor. Conheça as necessidades da região de onde veio e ajude a transformar a sua comunidade em um lugar melhor. Isso faz com que as pessoas acreditem nos ideais e valores transmitidos.

Valorize suas conquistas

Pense ainda em todos os seus desafios superados. Enfrentar horas de trânsito para chegar à sala de aula é sinal de determinação. Se conseguir a tão sonhada bolsa de estudo, também será um mérito enorme. Dê destaque ao que já conquistou e aos esforços que faz diariamente para alcançar seus objetivos!

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6. Por que a boa oratória é uma dica de ouro?

Depois de definir os valores a apresentar, é essencial saber expressar cada um deles. Para não ter erros, a boa oratória deve ser sua companheira. Como você fala e transmite as informações pode aumentar suas chances de causar uma boa impressão. Confira formas de desenvolver essa qualidade:

Acerte na voz

O que você fala importa e a forma que você fala também! Se quiser ter uma boa oratória, cuide para ter a entonação certa, no volume ideal e com a velocidade adequada. Não fale rápido demais e aja com a maior naturalidade possível. Assim, a sua mensagem ganha um reforço especial.

Fique de olho na linguagem corporal

A sua voz não é a única forma de se expressar. O corpo também fala e merece atenção! Fique de olho em gestos e postura. Braços descruzados para não demonstrar bloqueio, não mexer no cabelo demais para não transparecer insegurança e, um dos pontos mais importantes, olhe sempre nos olhos de quem você conversa.

Pratique a fala

A oratória é uma habilidade que pode ser aprimorada. Então, nada melhor que treinar. Use um espelho e veja como sua postura está de acordo –– ou não –– com aquilo que você diz. Fale de um jeito envolvente e pratique todos os dias!

Criar um marketing pessoal de sucesso está ao seu alcance e faz bem para todos os aspectos da vida. Com esses passos você conseguirá transmitir a mensagem certa!

 

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