Educação Física - Bacharelado

Reconhecimento do curso

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Missão do Curso

Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Leão Sampaio tem por finalidade garantir uma formação acadêmico-profissional generalista, critica e humanista, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética, sem deixar a de analisar e considerar de maneira crítica a realidade social com propostas de intervenções através das manifestações e expressões do movimento humano, considerando as diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, da luta/arte, do esporte, da dança, entre outras.


Objetivo do Curso

O objetivo geral do curso de Graduação em Bacharelado em Educação Física da Unileão é formar profissionais capazes de intervir acadêmica e profissionalmente na realidade social através da identificação, programação, organização, coordenação, supervisão, desenvolvimento, aplicação e avaliação das diversas manifestações e expressões do movimento humano, intervindo nos campos do lazer, da promoção da saúde, da educação e reeducação motora, do esporte, da dança, das artes marciais, da ginástica, da gestão de empreendimentos relacionados à atividades físicas, recreativas e esportivas.


Perfil de Egresso

O Bacharel em Educação Física da Unileão terá uma sólida formação geral e humanística dotando ao futuro profissional de meios para intervir, profissional e academicamente no contexto específico e histórico, cultural, a partir de conhecimento da natureza técnica e científica. Ele estará apto a:

  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico - profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
  • Utilizar diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional; Seja capaz de elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo e de trabalho, empenhando-se em compartilhar a prática e produzir coletivamente; Possa utilizar com eficiência conhecimento sobre a organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sobre a legislação e as políticas públicas referentes à educação para uma inserção crítica.

Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.


Mercado de Trabalho

O Bacharel em Educação Física da Unileão poderá atuar em um grande universo de áreas que contemplem atividades de planejamento, execução e avaliação de programas de atividades físicas individuais e em grupo abrangendo crianças, jovens, adultos e idosos. Poderá engajar-se no mercado de trabalho sendo profissional liberal ou contratado por academias de ginástica, esporte, musculação e treinamento físico, pro hotéis, Spas, por centros de treinamentos esportivos e clubes, instituições que ofereçam serviços de prevenção e promoção da saúde e que disponibilizem programas de atividades físico-esportivas e de lazer.



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Coordenador(es):


Professores

Critérios de Avaliação

Nosso sistema avaliativo consiste em duas avaliações bimestrais, realizadas da seguinte forma:

AV1 – peso 1
AV2 – peso 2

AVF – caso o aluno não tenha obtido a média suficiente para ser aprovado.

O somatório das notas e a divisão por 3 podem das os seguintes resultados:

a) De 0 a 3.9 – é necessário o aluno repetir a disciplina, porque o conteúdo não foi bem assimilado, está reprovado;
b) De 4,0 a 6,9 – é necessário estudar um pouco mais. O aluno necessita realizar a avaliação final (AVF) para que não haja prejuízos no seu aprendizado.

Após a final, deve-se observar que: a média, mais AVF, divididos por dois, deverá ter valor igual ou superior a 5,0. Se sua média foi 4,0, você irá para final por 6,0. Se sua média foi 6,0, você irá para a final por 5,0, porque a AVF não pode ser menor do que 5,0;

c) De 7,0 a 10,0 – o aluno está preparado para ingressar no semestre seguinte.

ATENÇÃO: O aluno tem direito a solicitar apenas uma 2ª chamada, referente à AV1 ou AV2, a ser realizada no final do semestre com o conteúdo de toda a disciplina. A solicitação deve ser através de requerimento junto ao Núcleo de Atendimento, mediante o pagamento da taxa. Logo, é importante não perder a avaliação. As atividades complementares passadas pelo professor auxiliam na nota da prova, mas não substituem a avaliação escrita.


Frequência às aulas

A presença às aulas é essencial a o aprendizado e ao bom desempenho acadêmico, o que se refletirá na caminhada rumo ao mercado de trabalho. Em necessidade de ausência, é responsabilidade do aluno adquirir o conteúdo e realizar as atividades proposta pelo professor. Em caso de doença, o aluno deverá apresentar o atestado até 5 dias após a data de sua emissão, solicitando o requerimento no Núcleo de Atendimento. Ressaltamos que atestado não abona faltas, apenas as justifica. Será reprovado o aluno que obtiver acima de 25% de faltas por disciplina. Portanto é importante administrar as ausências. Para a disciplina de estágio é necessário 100% da frequência.