Educação Física - Bacharelado

Reconhecimento do curso

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Missão do Curso

Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Leão Sampaio tem por finalidade garantir uma formação acadêmico-profissional generalista, critica e humanista, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética, sem deixar a de analisar e considerar de maneira crítica a realidade social com propostas de intervenções através das manifestações e expressões do movimento humano, considerando as diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, da luta/arte, do esporte, da dança, entre outras.


Objetivo do Curso

O objetivo geral do curso de Graduação em Bacharelado em Educação Física da Unileão é formar profissionais capazes de intervir acadêmica e profissionalmente na realidade social através da identificação, programação, organização, coordenação, supervisão, desenvolvimento, aplicação e avaliação das diversas manifestações e expressões do movimento humano, intervindo nos campos do lazer, da promoção da saúde, da educação e reeducação motora, do esporte, da dança, das artes marciais, da ginástica, da gestão de empreendimentos relacionados à atividades físicas, recreativas e esportivas.


Perfil de Egresso

O Bacharel em Educação Física da Unileão terá uma sólida formação geral e humanística dotando ao futuro profissional de meios para intervir, profissional e academicamente no contexto específico e histórico, cultural, a partir de conhecimento da natureza técnica e científica. Ele estará apto a:

  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico - profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
  • Utilizar diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional; Seja capaz de elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo e de trabalho, empenhando-se em compartilhar a prática e produzir coletivamente; Possa utilizar com eficiência conhecimento sobre a organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sobre a legislação e as políticas públicas referentes à educação para uma inserção crítica.

Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.


Mercado de Trabalho

O Bacharel em Educação Física da Unileão poderá atuar em um grande universo de áreas que contemplem atividades de planejamento, execução e avaliação de programas de atividades físicas individuais e em grupo abrangendo crianças, jovens, adultos e idosos. Poderá engajar-se no mercado de trabalho sendo profissional liberal ou contratado por academias de ginástica, esporte, musculação e treinamento físico, pro hotéis, Spas, por centros de treinamentos esportivos e clubes, instituições que ofereçam serviços de prevenção e promoção da saúde e que disponibilizem programas de atividades físico-esportivas e de lazer.



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1º Semestre

ANATOMIA HUMANA

  • Carga Horária: 100
  • Créditos: 5

ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

FORMAÇÃO RÍTMICA DO MOVIMENTO

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESPORTE, LAZER E SOCIEDADE

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

BASES BIOLÓGICAS APLICADAS A EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E ESTUDOS ACADÊMICOS

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

2º Semestre

METODOLOGIA DO VOLEIBOL I

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

METODOLOGIA DO ATLETISMO I

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

BIOQUÍMICA BÁSICA

BASES BIOLÓGICAS APLICADAS A EDUCAÇÃO FÍSICACarga Horária: 60Créditos: 3

INFORMÁTICA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

LAZER E RECREAÇÃO

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR HUMANO

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

PROJETOS INTEGRADORES I

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

3º Semestre

FISIOLOGIA HUMANA

BASES BIOLÓGICAS APLICADAS A EDUCAÇÃO FÍSICACarga Horária: 60Créditos: 3

METODOLOGIA DO VOLEIBOL II

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

METODOLOGIA DO ATLETISMO II

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

CINESIOLOGIA

ANATOMIA HUMANACarga Horária: 100Créditos: 5

INTRODUÇÃO À APRENDIZAGEM MOTORA

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR HUMANOCarga Horária: 60Créditos: 3

BIOESTATÍSTICA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

PROJETOS INTEGRADORES II

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

4º Semestre

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO I

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

ESPORTES DE LUTAS

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

CINEANTROPOMETRIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

METODOLOGIA DO BASQUETEBOL I

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

METODOLOGIA DO HANDEBOL I

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

URGÊNCIA EM SAÚDE

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

PROJETO INTEGRADOR III

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

LAZER E ESPORTES DA NATUREZA

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

5º Semestre

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

  • Carga Horária: 120
  • Créditos: 6

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO II

FISIOLOGIA HUMANACarga Horária: 80Créditos: 4

ÉTICA PROFISSIONAL

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

METODOLOGIA DO BASQUETEBOL II

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

METODOLOGIA DO HANDEBOL II

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

METODOLOGIA DA NATAÇÃO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

ANÁLISE BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO 3,0 6

ANATOMIA HUMANACarga Horária: 100Créditos: 5

6º Semestre

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

  • Carga Horária: 120
  • Créditos: 6

EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO HUMANA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

METODOLOGIA DO FUTEBOL E FUTSAL

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

TREINAMENTO ESPORTIVO I

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

HIDROGINÁSTICA E ESPORTES AQUÁTICOS

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

EPIDEMIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

PROJETO INTEGRADOR IV

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

OPTATIVA I

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

7º Semestre

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

  • Carga Horária: 120
  • Créditos: 6

METODOLOGIA DO TREINAMENTO DE FORÇA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

TREINAMENTO ESPORTIVO II

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

GINÁSTICA LABORAL E ERGONOMIA

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

ATIVIDADE FÍSICA PARA 3ª. IDADE

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICOCarga Horária: 60Créditos: 3

GINÁSTICA DE ACADEMIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

PSICOLOGIA DO ESPORTE

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

8º Semestre

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV

  • Carga Horária: 120
  • Créditos: 6

DANÇA CONTEMPORÂNEA, FOLCLÓRICA E REGIONAL

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

TREINAMENTO INDIVIDUALIZADO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ICarga Horária: 40Créditos: 2

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • Carga Horária: 200
  • Créditos: 10

GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

SAÚDE COLETIVA

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

Coordenador(es):

Lara Belmudes Bottcher larabottcher@leaosampaio.edu.br Currículo Lattes

Professores

Critérios de Avaliação

Nosso sistema avaliativo consiste em duas avaliações bimestrais, realizadas da seguinte forma:

AV1 – peso 1
AV2 – peso 2

AVF – caso o aluno não tenha obtido a média suficiente para ser aprovado.

O somatório das notas e a divisão por 3 podem das os seguintes resultados:

a) De 0 a 3.9 – é necessário o aluno repetir a disciplina, porque o conteúdo não foi bem assimilado, está reprovado;
b) De 4,0 a 6,9 – é necessário estudar um pouco mais. O aluno necessita realizar a avaliação final (AVF) para que não haja prejuízos no seu aprendizado.

Após a final, deve-se observar que: a média, mais AVF, divididos por dois, deverá ter valor igual ou superior a 5,0. Se sua média foi 4,0, você irá para final por 6,0. Se sua média foi 6,0, você irá para a final por 5,0, porque a AVF não pode ser menor do que 5,0;

c) De 7,0 a 10,0 – o aluno está preparado para ingressar no semestre seguinte.

ATENÇÃO: O aluno tem direito a solicitar apenas uma 2ª chamada, referente à AV1 ou AV2, a ser realizada no final do semestre com o conteúdo de toda a disciplina. A solicitação deve ser através de requerimento junto ao Núcleo de Atendimento, mediante o pagamento da taxa. Logo, é importante não perder a avaliação. As atividades complementares passadas pelo professor auxiliam na nota da prova, mas não substituem a avaliação escrita.


Frequência às aulas

A presença às aulas é essencial a o aprendizado e ao bom desempenho acadêmico, o que se refletirá na caminhada rumo ao mercado de trabalho. Em necessidade de ausência, é responsabilidade do aluno adquirir o conteúdo e realizar as atividades proposta pelo professor. Em caso de doença, o aluno deverá apresentar o atestado até 5 dias após a data de sua emissão, solicitando o requerimento no Núcleo de Atendimento. Ressaltamos que atestado não abona faltas, apenas as justifica. Será reprovado o aluno que obtiver acima de 25% de faltas por disciplina. Portanto é importante administrar as ausências. Para a disciplina de estágio é necessário 100% da frequência.