Gestão Comercial

Reconhecimento do curso

Portaria Nº 735 de 27/12/2013, DOU 30/12/2013

Missão do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Centro Universitário Leão Sampaio, tem por finalidade disponibilizar ao mercado de trabalho profissionais para desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades da área de gestão comercial, atendendo as diversas formas de intervenção em qualquer setor e com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade. Por ser uma área dinâmica e em constante desenvolvimento, a demanda por pessoas com conhecimentos sólidos nesta área é incessante, estimulando o crescimento de um mercado de trabalho capaz de absorver um grande número de profissionais qualificados.


Objetivo do Curso

O objetivo geral do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da UNILEÃO é formar profissionais qualificados para desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades da área de gestão comercial, atendendo as diversas formas de intervenção nos diversos setores e com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade. Almeja-se um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, que lhe permita prosseguir os seus estudos após a conclusão da graduação.


Perfil de Egresso

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial será um profissional focado nas transações comerciais, capaz de prestar à organização atendimento nas diversas formas de intervenção (varejo, atacado, representação, etc.) de qualquer setor. Como conhecedor das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária, dos instrumentos de relacionamento com o cliente, dos princípios da qualidade, o Tecnólogo em Gestão Comercial atua no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização. Também atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final. Deverá possuir comportamento ético, que supõe respeito, compromisso com o outro, sigilo nas relações profissionais, honestidade e sociabilidade com relação ao público envolvido na sua atividade profissional. Iniciativa e responsabilidade com relação à atividade profissional fazem parte do perfil do egresso, capaz de empreender e desenvolver competências para a inovação e a criação de alternativas para toda e qualquer situação na área de Gestão Comercial. O domínio das ferramentas e tecnologias específicas preparará o aluno para uma excelente colocação profissional na área.


Mercado de Trabalho

O gestor comercial tem seu campo de atuação em empresas comerciais e de serviços, na gestão de equipes de vendas, na gestão de empresas de atendimento (telemarketing, call center, contact centers e apoio ao comércio eletrônico) e em consultoria e assessoria de marketing. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial representa, portanto, uma oportunidade de rápido crescimento profissional em um ramo de atividade altamente promissor e ainda carente de profissionais competentes.



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1º Semestre

FUNDAMENTOS DA GESTÃO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ECONOMIA E MERCADO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

GESTÃO DE PESSOAS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

2º Semestre

DIREITO APLICADO À GESTÃO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

MATEMÁTICA FINANCEIRA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PROJETO INTEGRADOR I - ÊNFASE EM COMUNICAÇÃO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

3º Semestre

GESTÃO DE COMPRAS E ESTOQUES

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES COMERCIAIS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

CONTABILIDADES

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PROJETO INTEGRADOR II - ÊNFASE EM ESTRATÉGIA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

4º Semestre

GESTÃO DA QUALIDADE

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

COMÉRCIO ELETRÔNICO E NEGOCIOS NA INTERNET

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

TÉCNICAS DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PROJETO INTEGRADOR III

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

5º Semestre

REDE DE AUTO-SERVIÇOS, SHOPPING CENTERS E FRANQUIAS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ÉTICA PROFISSIONAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

EMPREENDEDORISMO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PROJETO INTEGRADOR IV

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • Carga Horária: 100
  • Créditos: 5

Eletivas

LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO COMERCIAL

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

Coordenador(es):

José Leandro de Almeida Neto leandro@leaosampaio.edu.br

Professores

Critérios de Avaliação

Nosso sistema avaliativo consiste em duas avaliações bimestrais, realizadas da seguinte forma:

AV1 – peso 1
AV2 – peso 2

AVF – caso o aluno não tenha obtido a média suficiente para ser aprovado.

O somatório das notas e a divisão por 3 podem das os seguintes resultados:

a) De 0 a 3.9 – é necessário o aluno repetir a disciplina, porque o conteúdo não foi bem assimilado, está reprovado;
b) De 4,0 a 6,9 – é necessário estudar um pouco mais. O aluno necessita realizar a avaliação final (AVF) para que não haja prejuízos no seu aprendizado.

Após a final, deve-se observar que: a média, mais AVF, divididos por dois, deverá ter valor igual ou superior a 5,0. Se sua média foi 4,0, você irá para final por 6,0. Se sua média foi 6,0, você irá para a final por 5,0, porque a AVF não pode ser menor do que 5,0;

c) De 7,0 a 10,0 – o aluno está preparado para ingressar no semestre seguinte.

ATENÇÃO: O aluno tem direito a solicitar apenas uma 2ª chamada, referente à AV1 ou AV2, a ser realizada no final do semestre com o conteúdo de toda a disciplina. A solicitação deve ser através de requerimento junto ao Núcleo de Atendimento, mediante o pagamento da taxa. Logo, é importante não perder a avaliação. As atividades complementares passadas pelo professor auxiliam na nota da prova, mas não substituem a avaliação escrita.


Frequência às aulas

A presença às aulas é essencial a o aprendizado e ao bom desempenho acadêmico, o que se refletirá na caminhada rumo ao mercado de trabalho. Em necessidade de ausência, é responsabilidade do aluno adquirir o conteúdo e realizar as atividades proposta pelo professor. Em caso de doença, o aluno deverá apresentar o atestado até 5 dias após a data de sua emissão, solicitando o requerimento no Núcleo de Atendimento. Ressaltamos que atestado não abona faltas, apenas as justifica. Será reprovado o aluno que obtiver acima de 25% de faltas por disciplina. Portanto é importante administrar as ausências. Para a disciplina de estágio é necessário 100% da frequência.