Gestão de Recursos Humanos

Reconhecimento do curso

Reconhecimento Portaria Nº 264 de 16/11/2012, DOU 20/11/2012.

Missão do Curso

O curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Leão Sampaio tem por finalidade capacitar a atuar estratégica e proativamente em processos de gestão de pessoas, buscando a compreensão das relações de trabalho, de forma a analisar, criar e projetar alternativas de transformação do cotidiano visando melhorias no ambiente de trabalho e na qualidade de vida global.


Objetivo do Curso

O Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos tem por objetivo capacitar o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização tornando-o competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos das empresas.


Perfil de Egresso

O profissional de RH poderá atuar como gestor, consultor interno ou analista na área de recursos humanos, integrado à gestão de negócios, com visão multifuncional da empresa. Poderá ainda assumir a administração da área de recursos humanos, assessorar outros setores da organização no que se refere à gestão de pessoas, ou ainda atuar em um dos seguintes segmentos: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, administração de cargos e salários, segurança no trabalho, administraçao de benefícios, relações trabalhistas e sindicais, planejamento de recursos humanos e administração de pessoal (DP).


Mercado de Trabalho

O curso habilita o aluno para atuar na área de RH em empresas de diferentes portes e ramos de atividade, bem como estimula o seu potencial empreendedor para prestar serviços de RH, especialmente para pequenas e médias empresas. Gerente de Recursos Humanos; Supervisor de Recrutamento e Seleção, de Cargos e Salários, de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal; Analista de Cargos e Salários, de Recrutamento/Seleção, de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal; Técnico de Recrutamento e de Treinamento em Cargos e Salários Assistente de Departamento de Pessoal.



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1º Semestre

Créditos

FUNDAMENTOS DA GESTÃO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

TEORIA ECONÔMICA

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

CONTABILIDADE BÁSICA

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

DIREITO APLICADO À GESTÃO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

2º Semestre

Créditos

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

ROTINAS DE PESSOAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES E ÉTICA

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

3º Semestre

Créditos

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DE LIDERANÇA

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

GESTÃO DE CARREIRAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

GESTÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E SISTEMAS DE BENEFÍCIOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

PROJETO INTEGRADOR I

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

4º Semestre

Créditos

NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

EMPREENDEDORISMO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM RECURSOS HUMANOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

PROJETO INTEGRADOR II

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

CONSULTORIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

5º Semestre

Créditos

AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

PROJETO INTEGRADOR III

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • Teórico: 5
  • Prático: 0
  • Estágio: 0
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1º Semestre

Créditos

CONTABILIDADE BÁSICA

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

DIREITO APLICADO À GESTÃO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

FUNDAMENTOS DA GESTÃO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

2º Semestre

Créditos

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

GESTÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES E ÉTICA PROFISSIONAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

TEORIA ECONOMICA

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

3º Semestre

Créditos

GESTÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E SISTEMAS DE BENEFÍCIOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

PROJETO INTEGRADOR I

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

ROTINAS DE PESSOAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

4º Semestre

Créditos

EMPREENDEDORISMO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

GESTÃO DE CARREIRAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM RECURSOS HUMANOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

PROJETO INTEGRADOR II

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

5º Semestre

Créditos

AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

OPTATIVA

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHO

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

PROJETO INTEGRADOR III

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  • Teórico: 4
  • Prático: 0
  • Estágio: 0

Coordenador(es):

José Leandro de Almeida Neto leandro@leaosampaio.edu.br

Professores

Critérios de Avaliação

Nosso sistema avaliativo consiste em duas avaliações bimestrais, realizadas da seguinte forma:

AV1 – peso 1
AV2 – peso 2

AVF – caso o aluno não tenha obtido a média suficiente para ser aprovado.

O somatório das notas e a divisão por 3 podem das os seguintes resultados:

a) De 0 a 3.9 – é necessário o aluno repetir a disciplina, porque o conteúdo não foi bem assimilado, está reprovado;
b) De 4,0 a 6,9 – é necessário estudar um pouco mais. O aluno necessita realizar a avaliação final (AVF) para que não haja prejuízos no seu aprendizado.

Após a final, deve-se observar que: a média, mais AVF, divididos por dois, deverá ter valor igual ou superior a 5,0. Se sua média foi 4,0, você irá para final por 6,0. Se sua média foi 6,0, você irá para a final por 5,0, porque a AVF não pode ser menor do que 5,0;

c) De 7,0 a 10,0 – o aluno está preparado para ingressar no semestre seguinte.

ATENÇÃO: O aluno tem direito a solicitar apenas uma 2ª chamada, referente à AV1 ou AV2, a ser realizada no final do semestre com o conteúdo de toda a disciplina. A solicitação deve ser através de requerimento junto ao Núcleo de Atendimento, mediante o pagamento da taxa. Logo, é importante não perder a avaliação. As atividades complementares passadas pelo professor auxiliam na nota da prova, mas não substituem a avaliação escrita.


Frequência às aulas

A presença às aulas é essencial a o aprendizado e ao bom desempenho acadêmico, o que se refletirá na caminhada rumo ao mercado de trabalho. Em necessidade de ausência, é responsabilidade do aluno adquirir o conteúdo e realizar as atividades proposta pelo professor. Em caso de doença, o aluno deverá apresentar o atestado até 5 dias após a data de sua emissão, solicitando o requerimento no Núcleo de Atendimento. Ressaltamos que atestado não abona faltas, apenas as justifica. Será reprovado o aluno que obtiver acima de 25% de faltas por disciplina. Portanto é importante administrar as ausências. Para a disciplina de estágio é necessário 100% da frequência.