Psicologia

Reconhecimento do curso

Portaria Nº 40, 05/02 2014, DOU 06/02/2014.

Missão do Curso

A Missão do Curso de Psicologia do Centro Universitário Leão Sampaio é formar profissionais comprometidos com a realidade regional. O interesse do psicólogo, ao pôr em prática sua capacitação profissional, deverá estar voltado para o bem-estar social, para a produção de benefícios acessíveis a todos. Para isso, o profissional formado deverá ser capaz de avaliar as condições de vida da Região e de interferir na mudança dessas condições, sempre buscando servir à comunidade na medida de suas necessidades.


Objetivo do Curso

O objetivo geral é a formação de Psicólogos com sustentação científica, postura ética reflexiva, qualificados para o exercício técnico e profissional em Psicologia. Almeja–se a formação de um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual, capacitado para a busca contínua de conhecimentos após a graduação, e comprometido com as transformações sociais.

Assim, o Curso de Graduação em Psicologia da UNILEÃO tem como meta central a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para a investigação científica e para o ensino de Psicologia.

O Curso de Graduação em Psicologia da UNILEÃO tem como objetivos específicos:

• Proporcionar aos alunos uma formação geral, sólida e integral na área da Psicologia;

• Ministrar os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular por meio das atividades teóricas, práticas e complementares, de forma integrada, contemplando as ênfases previstas no Projeto Pedagógico do Curso;

• Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício do profissional graduado em Psicologia articuladas aos contextos nacional, estadual e municipal;

• Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base a construção do perfil almejado e a integração entre ensino, investigação científica e extensão;

• Promover a articulação das atividades teóricas e práticas desde o início do processo de formação do psicólogo, permeando–a de forma integrada e interdisciplinar;

• Possibilitar ao aluno, juntamente com o conhecimento teórico, habilidades práticas que permitam a conjugação eficaz e o domínio das teorias e técnicas relacionadas ao exercício da profissão;

• Possibilitar ao aluno desenvolver a postura reflexiva e a visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;

• Estimular dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;

• Fomentar a valorização das dimensões éticas e humanísticas da profissão, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade;

• Estimular a investigação científica e a extensão, visando à produção e à divulgação do conhecimento adequado à realidade social, assim como a adequação da formação oferecida às demandas da sociedade;

• Incentivar a atuação do aluno junto à comunidade, como forma de, não apenas prover o atendimento às suas necessidades, mas também de tomar consciência dos principais problemas que a afetam;

• Estimular a inserção do Psicólogo no atendimento no Sistema Único de Saúde – SUS;

• Fortalecer o reconhecimento do futuro profissional como agente transformador do processo de trabalho, procurando contribuir no aperfeiçoamento das dinâmicas institucionais, observando os princípios éticos e humanísticos;

• Assegurar a formação de um profissional em psicologia, capaz de problematizar e propor ações no âmbito social.

O Projeto Pedagógico Complementar para a Formação de Professores de Psicologia da UNILEÃO tem por objetivos gerais:

a) complementar a formação dos psicólogos, articulando os saberes específicos da área com os conhecimentos didáticos e metodológicos, para atuar na construção de políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos profissionalizantes e em cursos técnicos, na educação continuada, assim como em contextos de educação informal como abrigos, centros sócio–educativos, instituições comunitárias e outros;

b) possibilitar a formação de professores de Psicologia comprometidos com as transformações político-sociais, adequando sua prática pedagógica às exigências de uma educação inclusiva;

c) formar professores de Psicologia comprometidos com os valores da solidariedade e da cidadania, capazes de refletir, expressar e construir, de modo crítico e criativo, novos contextos de pensamentos e da ação humana.


Perfil de Egresso

O Curso de Graduação em Psicologia da UNILEÃO visa à formação de graduados em Psicologia que evidenciem competências básicas nas diferentes orientações teórico–metodológicas e capacidade de integrá-las, de forma crítica, à prática ao longo de sua formação acadêmica até sua ação profissional.

O Curso de Graduação em Psicologia, a partir de uma concepção generalista e pluralista de formação, ao atender as Diretrizes Curriculares Nacionais, busca garantir a formação do graduado em Psicologia voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia. Capaz de realizar exercício de crítica, criatividade, autonomia, comunicação, iniciativa e cooperação, este profissional estará apto a utilizar os múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais bem como será capaz de reconhecer a diversidade de perspectivas que norteiam a compreensão do ser humano, promovendo a interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico.

A partir de um ideal de cidadania, compreendido como a concretização dos direitos que permitem ao indivíduo sua inserção na sociedade, este profissional estará apto a atuar em diferentes contextos com base nas necessidades sociais e direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades, a partir de intervenções políticas e científicas adequadas e eticamente orientadas.

O egresso do Curso de Graduação em Psicologia da UNILEÃO estará apto a:

• Inserir–se profissionalmente nos diversos níveis de atenção à saúde, atuando em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando–o e valorizando–o;

• Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

• Contribuir para o bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

• Elaborar criticamente o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do graduado em Psicologia, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária, pública ou privada;

• Desenvolver o senso crítico, investigador e conquistar autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender contínua formação na sua práxis profissional;

• Desenvolver e executar projetos que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido;

• Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo–a como uma forma de participação e contribuição social;

• Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;

• Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;

• Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais e o público em geral;

• Encaminhar o cliente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;

• Desenvolver atividades de socialização do saber técnico–científico na sua área de atuação, através de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas pertinentes à sua práxis profissional.

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 05/2011, o Curso de Graduação em Psicologia oferece duas ênfases:

• Ênfase I - Psicologia e Processos de Gestão;

• Ênfase II - Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde.


Mercado de Trabalho

O profissional formado no Curso de Psicologia do Centro Universitário Leão Sampaio deverá estar habilitado para investigar, avaliar e intervir preventivamente e/ou terapeuticamente em nível individual, grupal e institucional, dentro de um enfoque teórico específico, considerando o contexto onde se situam os conflitos, os limites e as possibilidades. O psicólogo terá a possibilidade de atuar nas seguintes áreas, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho (versão 2002): Área social e comunitária: atuação em agremiações esportivas e comunitárias, instituições de serviço social, unidades de atendimento primário à saúde, associações de bairro, instituições públicas e privadas que lidam com programas de recursos humanos, unidades de reabilitação e reintegração social. O profissional desta área também deverá atuar no planejamento de políticas de saúde ambiental e de transformações psicossociais; nas pesquisas acerca das condições de interações sociais em famílias, grupos e instituições, no estudo das condições de lazer, esporte e moradia em sua dimensão psicossocial e na prevenção de transtornos psicossociais relacionados às condições familiares, ambientais e de trabalho. Área clínica e da saúde: atuação em ambulatórios, hospitais, clínicas e postos de saúde, além de unidades especiais de reabilitação e integração social em saúde mental. O profissional desta área deverá desenvolver psicodiagnóstico, avaliação de habilidades interpessoais, psicomotoras e intelectuais; psicoterapia individual, grupal e familiar, prevenção e tratamento de problemas psicológicos; elaboração de laudos e implementação de programas de promoção de saúde mental. Área educacional: atuação em instituições de ensino, creches, instituições de atenção integral às crianças e adolescentes e em agremiações esportivas e comunitárias. O profissional desta área deverá desenvolver levantamento e planejamento das condições de aprendizagem, avaliação de problemas psicopedagógicos, orientação de pais, professores e educandos e análise e intervenção na relação entre aprendentes, comunidade e escola. Área do trabalho: atuação em indústrias, empresas, organizações e instituições públicas e privadas que lidam com recursos humanos. O profissional desta área deverá atuar no planejamento e execução de recrutamento e seleção de pessoal, no treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, na avaliação de desempenho, no diagnóstico e desenvolvimento organizacional, no aconselhamento pessoal, no planejamento e prevenção de transtornos psicossociais relacionados ao trabalho e na assessoria de políticas de pessoal.



Notícias Ver mais


Imprimir Grade

1º Semestre

FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA GERAL

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

INFORMÁTICA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

ANATOMIA HUMANA

  • Carga Horária: 100
  • Créditos: 5

2º Semestre

TEORIAS PSICOLOGICAS: PSICANALISE

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

PROCESSOS PSICOLÓGICOS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ÉTICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PROFISSIONAIS

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

FISIOLOGIA HUMANA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

3º Semestre

TEORIAS PSICOLOGICAS: FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

PSICOFISIOLOGIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

EPIDEMIOLOGIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • Carga Horária: 100
  • Créditos: 5

PSICOLOGIA DA SAÚDE

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA SOCIAL

  • Carga Horária: 100
  • Créditos: 5

4º Semestre

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE, ADULTO E IDOSO

  • Carga Horária: 100
  • Créditos: 5

ESTÁGIO BÁSICO I

  • Carga Horária: 72
  • Créditos: 4

TEORIAS PSICOLÓGICAS: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

FUNDAMENTOS DA PSICOPATOLOGIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

5º Semestre

EXAMES PSICOLÓGICOS I

  • Carga Horária: 100
  • Créditos: 5

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

  • Carga Horária: 100
  • Créditos: 5

MÉTODO DE PESQUISA QUALITATIVA

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL I

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOPATOLOGIA EM PSICANÁLISE

TEORIAS PSICOLOGICAS: PSICANALISECarga Horária: 40Créditos: 2

ESTÁGIO BÁSICO II

ESTÁGIO BÁSICO ICarga Horária: 72Créditos: 4

6º Semestre

EXAMES PSICOLÓGICOS II

EXAMES PSICOLÓGICOS ICarga Horária: 100Créditos: 5

PSICOLOGIA ESCOLAR

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

POLÍTICAS PÚBLICAS, PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

PSICOLOGIA APLICADA À PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOPATOLOGIA EM FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL

TEORIAS PSICOLOGICAS: FENOMENOLOGIA EXISTENCIALCarga Horária: 40Créditos: 2

ESTÁGIO BÁSICO III

ESTÁGIO BÁSICO IICarga Horária: 96Créditos: 5

7º Semestre

OPTATIVA I

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

DINÂMICA DE GRUPO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ÊNFASE I EM GESTÃO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL II

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL ICarga Horária: 80Créditos: 4

ÊNFASE EM SAÚDE: PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

PSICOLOGIA DA SAÚDECarga Horária: 80Créditos: 4

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOPATOLOGIA EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

TEORIAS PSICOLÓGICAS: ANÁLISE DO COMPORTAMENTOCarga Horária: 40Créditos: 2

8º Semestre

PSICOMOTRICIDADE

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA DA FAMÍLIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

TÓPICOS ESPECÍFICOS EM PSICOLOGIA I

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ÊNFASE EM GESTÃO: PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ÊNFASE EM SAÚDE: ASPECTOS PSICOSSOMÁTICOS DO COMPORTAMENTO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS E DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE I

ESTÁGIO BÁSICO IIICarga Horária: 96Créditos: 5
ÊNFASE EM SAÚDE: PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVACarga Horária: 80Créditos: 4
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICOCarga Horária: 80Créditos: 4

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS DE GESTÃO I

ESTÁGIO BÁSICO IIICarga Horária: 96Créditos: 5
ÊNFASE I EM GESTÃO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL IICarga Horária: 80Créditos: 4

PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA I

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICOCarga Horária: 80Créditos: 4

ELETIVA I

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

9º Semestre

OPTATIVA II

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA II

PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ICarga Horária: 60Créditos: 3

TÓPICOS ESPECÍFICOS EM PSICOLOGIA II

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ÊNFASE EM GESTÃO: DINÂMICA DE GRUPO E PSICOLOGIA DO TRABALHO

DINÂMICA DE GRUPOCarga Horária: 80Créditos: 4

ÊNFASE EM SAÚDE: TEORIAS E TÉCNICAS DE PROCESSOS GRUPAIS

DINÂMICA DE GRUPOCarga Horária: 80Créditos: 4

ESTÁG. PSICO. CLINICOS DE PREV. E PROM. E SAÚDE II

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS E DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE ICarga Horária: 168Créditos: 8

ESTÁG. EM PSICO E PROCESSOS DE GESTÃO II

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS DE GESTÃO ICarga Horária: 168Créditos: 8

10º Semestre

OPTATIVA IV

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

ÊNFASE EM GESTÃO: GESTÃO E PROCESSOS EDUCATIVOS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ÊNFASE EM SAÚDE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE

ÊNFASE EM SAÚDE: PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVACarga Horária: 80Créditos: 4

ESTÁG. PSICO E PROC. CLINICOS DE PREV. E PROM. DE SAÚDE III

ESTÁG. PSICO. CLINICOS DE PREV. E PROM. E SAÚDE IICarga Horária: 168Créditos: 8

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS DE GESTÃO III

ESTÁG. EM PSICO E PROCESSOS DE GESTÃO IICarga Horária: 168Créditos: 8

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • Carga Horária: 200
  • Créditos: 10

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA IICarga Horária: 80Créditos: 4

OPTATIVA III

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

Eletivas

OPTATIVA - ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA - TANATOLOGIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA - PSICOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA - PSICODRAMA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA - PSICOFARMACOLOGIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA - LUDOTERAPIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA - PSICOLOGIA HOSPITALAR

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA - PSICOLOGIA JURIDICA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA - GESTÃO DE TALENTOS E PESSOAS

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA - ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA - PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

OPTATIVA II - NEUROPSICOLOGIA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

ELETIVA - TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS EM FENOMENOLOIA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ELETIVA - TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS EM PSICANÁLISE

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ELETIVA - TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS EM ANAL. DO COMPORTAMENTO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4
Imprimir Grade

1º Semestre

BASES SÓCIO-HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

2º Semestre

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

3º Semestre

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

4º Semestre

SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

5º Semestre

DIDÁTICA

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

6º Semestre

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO E CURSOS PROFISSIONALIZANTES

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

PSICOPEDAGOGIA

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

7º Semestre

PSICOLOGIA E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

  • Carga Horária: 60
  • Créditos: 3

ESTÁGIO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA I

  • Carga Horária: 90
  • Créditos: 5

8º Semestre

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

ESTÁGIO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA I

  • Carga Horária: 90
  • Créditos: 5

9º Semestre

ESTÁGIO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA III

  • Carga Horária: 90
  • Créditos: 4

10º Semestre

ESTÁGIO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA IV

  • Carga Horária: 90
  • Créditos: 5
Imprimir Grade

1º Semestre

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

FILOSOFIA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

SOCIOLOGIA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PRODUÇÃO TEXTUAL

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ANTROPOLOGIA CULTURAL

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

2º Semestre

PSICOLOGIA SÓCIO CONSTRUTIVISTA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PROCESSOS PSICOLÓGICOS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO HUMANO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

3º Semestre

PSICOLOGIA SOCIAL I

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

TEORIAS PSICOLÓGICAS: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

TEORIAS PSICOLÓGICAS: PSICANÁLISE

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ÉTICA PROFISSIONAL

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

4º Semestre

EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

PSICOLOGIA SOCIAL II

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

TEORIAS PSICOLÓGICAS: HUMANISMO-EXISTENCIAL

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOPATOLOGIA I

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ESTÁGIO BÁSICO I

ÉTICA PROFISSIONALCarga Horária: 40Créditos: 2

5º Semestre

PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA I

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA I

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOPATOLOGIA II

PSICOPATOLOGIA ICarga Horária: 80Créditos: 4

ESTÁGIO BÁSICO II

ESTÁGIO BÁSICO ICarga Horária: 80Créditos: 4

PSICOLOGIA E GESTÃO DE PESSOAS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

6º Semestre

PSICOLOGIA E SAÚDE DO TRABALHADOR

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: PSICANÁLISE

TEORIAS PSICOLÓGICAS: PSICANÁLISECarga Horária: 80Créditos: 4

PSICOLOGIA ESCOLAR

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

TEORIAS PSICOLÓGICAS: ANÁLISE DO COMPORTAMENTOCarga Horária: 80Créditos: 4

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA ICarga Horária: 80Créditos: 4

7º Semestre

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS: HUMANISMO-EXISTENCIAL

TEORIAS PSICOLÓGICAS: HUMANISMO-EXISTENCIALCarga Horária: 80Créditos: 4

PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA II

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

GRUPOS: TEORIAS E PRÁTICAS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGENS

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS EM SITUAÇÕES DE CRISE

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

8º Semestre

PSICOLOGIA E DIVERSIDADE

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

PSICOLOGIA DA FAMÍLIA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

OPTATIVA I

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

MÉTODOS DE PESQUISA: QUANTITATIVO/QUALITATIVO

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ESTÁGIO BÁSICO IICarga Horária: 80Créditos: 4

9º Semestre

PSICOFARMACOLOGIA

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS I

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

MÉTODOS DE PESQUISA: QUANTITATIVO/QUALITATIVOCarga Horária: 80Créditos: 4

PSICOGERONTOLOGIA

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ICarga Horária: 160Créditos: 8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ESTÁGIO BÁSICO IICarga Horária: 80Créditos: 4

10º Semestre

SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS II

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ICarga Horária: 40Créditos: 2

PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

  • Carga Horária: 40
  • Créditos: 2

OPTATIVA II

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

OPTATIVA III

  • Carga Horária: 80
  • Créditos: 4

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IIICarga Horária: 160Créditos: 8

Coordenador(es):

Flaviane Cristine Troglio da Silva. flaviane@leaosampaio.edu.br

Professores

Critérios de Avaliação

Nosso sistema avaliativo consiste em duas avaliações bimestrais, realizadas da seguinte forma:

AV1 – peso 1
AV2 – peso 2

AVF – caso o aluno não tenha obtido a média suficiente para ser aprovado.

O somatório das notas e a divisão por 3 podem das os seguintes resultados:

a) De 0 a 3.9 – é necessário o aluno repetir a disciplina, porque o conteúdo não foi bem assimilado, está reprovado;
b) De 4,0 a 6,9 – é necessário estudar um pouco mais. O aluno necessita realizar a avaliação final (AVF) para que não haja prejuízos no seu aprendizado.

Após a final, deve-se observar que: a média, mais AVF, divididos por dois, deverá ter valor igual ou superior a 5,0. Se sua média foi 4,0, você irá para final por 6,0. Se sua média foi 6,0, você irá para a final por 5,0, porque a AVF não pode ser menor do que 5,0;

c) De 7,0 a 10,0 – o aluno está preparado para ingressar no semestre seguinte.

ATENÇÃO: O aluno tem direito a solicitar apenas uma 2ª chamada, referente à AV1 ou AV2, a ser realizada no final do semestre com o conteúdo de toda a disciplina. A solicitação deve ser através de requerimento junto ao Núcleo de Atendimento, mediante o pagamento da taxa. Logo, é importante não perder a avaliação. As atividades complementares passadas pelo professor auxiliam na nota da prova, mas não substituem a avaliação escrita.


Frequência às aulas

A presença às aulas é essencial a o aprendizado e ao bom desempenho acadêmico, o que se refletirá na caminhada rumo ao mercado de trabalho. Em necessidade de ausência, é responsabilidade do aluno adquirir o conteúdo e realizar as atividades proposta pelo professor. Em caso de doença, o aluno deverá apresentar o atestado até 5 dias após a data de sua emissão, solicitando o requerimento no Núcleo de Atendimento. Ressaltamos que atestado não abona faltas, apenas as justifica. Será reprovado o aluno que obtiver acima de 25% de faltas por disciplina. Portanto é importante administrar as ausências. Para a disciplina de estágio é necessário 100% da frequência.