Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Embora não seja possível prever o que será cobrado em uma prova do Enem, é comum ver alguns temas em mais questões. Por isso, conhecer os assuntos de Matemática que mais caem no Enem é uma forma de sair na frente dos outros candidatos.

É claro que a prova pode conter outros temas, mas a maior parte das questões costuma se concentrar em alguns pontos. Saber disso, inclusive, permite focar com tudo na sua preparação.

Preparamos um artigo completo, com tudo o que você precisa saber para arrasar na parte da prova do Enem voltada para a Matemática e suas Tecnologias.

Para estudar da melhor maneira, siga com a leitura, veja quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem e comece a praticar desde já!

O que é Matemática e suas Tecnologias no Enem?

Antes de tudo, é interessante que você entenda melhor sobre como são compostas as provas do Enem. 

O Ministério da Educação (MEC), entidade que elabora o exame, divide as questões em cinco grupos. São eles:

  • Ciências da Natureza: engloba as disciplinas de Biologia, Química e Física;
  • Ciências Humanas: engloba as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias: engloba as disciplinas de Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: engloba os conteúdos de Matemática trabalhados no Ensino Médio.

Além das questões dessas áreas, o estudante também deverá fazer uma prova de redação no Enem.

Falando mais especificamente sobre a área de Matemática e suas Tecnologias, podemos concluir que se refere a um grupo de questões sobre assuntos que os estudantes aprendem nas aulas dessa disciplina durante os três anos do Ensino Médio.

Quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem?

Apesar de a Matemática ser extensa e trazer diversos teoremas, operações e conceitos, o Enem tem um foco prático. As questões mais cobradas não exigem tanta calculadora (que não pode ser usada) ou mesmo grandes fórmulas. Em vez disso, a atenção está em nosso cotidiano.

Como os números estão presentes em quase tudo o que fazemos, não faltam temas de interesse. A seguir, veja quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem!

Funções de 1º e de 2º grau

As funções matemáticas correspondem às relações entre dados (normalmente, entre conjuntos). É o que acontece quando definimos uma coordenada com um valor e a outra com um número diferente. A partir dessas informações, é possível traçar um ponto e, depois, um gráfico.

As funções podem ser de 1º grau (linhas retas) ou de segundo grau (parábolas). Também podem envolver equações de primeiro e de segundo grau. No Enem, esse é o tema mais cobrado porque as equações fazem parte do nosso cotidiano, certo? Então, vale caprichar nos estudos!

Leitura de gráficos

E, já que estamos falando de funções, não podemos esquecer dos gráficos. Eles são a representação “visual” de uma função e indicam, por exemplo, uma tendência, um crescimento e assim por diante… Mas não precisa se preocupar com os desenhos, porque eles vêm prontos no Enem.

A sua função será interpretar os gráficos, como fazer estimativas para valores futuros ou explicar o que eles representam. Em algumas questões, nem sequer é necessário calcular nada — basta usar a sua percepção.

A Matemática no Enem cobra, portanto, a leitura e a interpretação de gráficos, mas não o desenho dessas representações.

Trigonometria

Entre os assuntos de Matemática que mais caem no Enem também está a trigonometria. O nome assusta, mas nada mais é que o uso dos triângulos e suas relações. As questões de ângulos e triângulos com o Teorema de Pitágoras são comuns.

Menos frequentemente, há as relações trigonométricas, como seno e cosseno. Embora não caiam tanto quanto outros temas, vale conhecer essas relações só para explorar melhor.

Geometria

Como o assunto tem a ver com as formas, a geometria também não fica de lado. Nesse caso, a análise vai além dos triângulos e pode incluir formas simples, como quadrado, retângulo e círculo. Outros polígonos, como os losangos, são menos comuns.

De maneira aplicada, é preciso entender sobre o cálculo de área, perímetro ou arestas. Basta pensar em saber a área do piso da rua ou da pizza para ver como isso faz parte das nossas vidas.

Quando falamos no que mais cai em Matemática no Enem, a geometria nunca fica de fora. Por isso, vale a pena dedicar um pouco de tempo para estudar as fórmulas e calcular áreas de diferentes figuras geométricas.

Principais temas de redação do enem

Porcentagem

A Matemática Financeira tem grande importância no cotidiano. Cada vez que você paga algo e recebe o troco, por exemplo, esse assunto está envolvido. Nesse caso, a porcentagem costuma ser o tema mais relevante.

Saber calcular o que representa 40% de desconto ou o aumento de 20% são alguns exemplos simples do que você pode encontrar pela prova. Com o uso adequado das ferramentas, fica fácil realizar as análises exigidas pela matéria de Matemática.

Estatística e probabilidade

Embora não sejam a mesma coisa, estatística e probabilidade são temas bem comuns no dia a dia e, também, na prova do Enem. A estatística envolve algumas análises, como de pesquisas e controle de qualidade. Mais que calcular, é preciso interpretar as informações da maneira adequada.

Além disso, há a probabilidade, que inclui as chances de certos eventos acontecerem. Não se esqueça de que o Enem costuma cobrar matérias integradas, então você pode se deparar com conceitos de Biologia ou Física junto com os assuntos de Matemática.

Razões e proporções

Quando falamos sobre o que cai em Matemática no Enem, não podemos deixar de falar nas razões e proporções.

Tratam-se de conceitos que estão diretamente ligados ao quociente. A razão é o quociente de dois números, ao mesmo passo em que a proporção é a igualdade entre duas razões. 

Convém dar uma revisada e fazer alguns exercícios com esse tema para arrasar na prova do Enem.

Prismas

Os prismas são poliedros convexos, com faces laterais planas e bases poligonais congruentes e paralelas.

Embora façam parte da geometria, os prismas têm grande relevância de forma isolada, o que faz com que eles tenham destaque entre os principais assuntos de Matemática que caem no Enem.

Entender os elementos e as fórmulas do prisma é bem importante e convém que você faça esse estudo para mandar bem na prova do Enem.

Guia Enem: saiba tudo sobre o exame

O que mais cai em Matemática no Enem?

Agora você já sabe quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem:

  • Funções de 1º e 2º grau;
  • Leitura de gráficos;
  • Trigonometria;
  • Geometria;
  • Porcentagem;
  • Estatística e probabilidade;
  • Razões e proporções; e
  • Prismas.

Além de conhecer esses temas, é uma boa prática dar uma revisada nas fórmulas de Matemática que mais caem no Enem. Elaboramos uma lista com as principais delas. Veja, na sequência!

Fórmula da área do retângulo

A = base X altura

Fórmula da área do quadrado

A = lado X lado

Fórmula da área do losango

A= diagonal maior X diagonal menor / 2

Fórmula da área do triângulo

A = base X altura / 2

Fórmula da área do círculo

A = π X r²

Fórmula geral da função de 1º grau

f(x) = y = a X x + b

Fórmula geral da função de 2º grau

y = a X x² + b X x + c

Fórmula de Bhaskara

x = -b +- √b² – 4 X a X c / 2 X a

Principais temas de redação do enem

O que focar em Matemática no Enem?

Como comentamos, não há como saber como direcionar o foco ao estudar Matemática para o Enem. Afinal, a prova muda todos os anos e não temos como saber quais matérias serão mais ou menos cobradas.

O ideal é que você estude todos os conteúdos que apresentamos anteriormente e que são os que mais costumam cair na prova de Matemática do Enem.

Para garantir uma boa nota e, consequentemente, a entrada em universidades federais ou bolsas de estudo nas particulares, convém dedicar tempo para estudar tudo. 

Assim, você conseguirá não apenas ir bem no Enem, mas também compreender esses tópicos para que possa usá-los por toda a vida, sempre que for necessário.

Como organizar (e estudar) os assuntos de Matemática que mais caem no Enem?

A princípio, parece complicado estudar tantos temas, e ainda há outras provas, como Ciências Humanas e da Natureza. Porém, o segredo da preparação é saber como colocar tudo em ordem para ajudar o seu aprendizado.

Antes de se desesperar, saiba que tudo é mais simples do que parece — basta se dedicar do modo certo. Por isso, veja quais são as nossas dicas para acertar!

Comece pelo mais fácil

Antes de mergulhar em uma parábola ou em um sistema de equações do 2º grau, é melhor começar com algo mais fácil. Entenda primeiro as de 1º grau e, quando os conceitos estiverem firmes, passe para os próximos. O mesmo vale para a geometria e trigonometria e qualquer outro assunto.

Inicie com algo mais leve e fácil, assim você ganha confiança e reforça conceitos importantes. Quando chegar à parte “difícil”, notará que ela nem é tão complicada assim.

Pratique muito

Não existe método mais eficiente para aprender Matemática que treinando. Por isso, depois de ler os conceitos, comece a fazer muitos exercícios. Inicie com livro, apostila ou qualquer outro material. Depois, resolva questões de provas anteriores.

Tente fazer sem olhar a solução e, se tiver dúvidas, consulte um passo de cada vez. No final, veja se o resultado bate e aproveite para conferir onde errou. Você vai ver como isso fará a diferença!

Capriche na interpretação de texto

Muita gente acha que basta saber quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem e decorar as fórmulas para mandar bem. Porém, o Enem sempre envolve um contexto e você vai precisar interpretar o enunciado para responder corretamente.

Então, comece a se organizar para resolver questões que trazem “pegadinhas” ou informações “escondidas” no enunciado. Além de se preparar para a prova, ainda é possível reforçar essa habilidade para a prova de linguagens!

Qual é a ordem das matérias de Matemática na prova do Enem?

Assim como é impossível saber qual conteúdo de Matemática mais cai no Enem, não podemos prever qual é a ordem em que as matérias são apresentadas.

O que sabemos e podemos afirmar é que as questões referentes à disciplina de Matemática e suas Tecnologias são realizadas no segundo dia da prova do Enem.

No primeiro dia do exame, os candidatos devem responder as questões de Linguagens e Ciências Humanas, bem como escrever a redação. 

A Matemática, assim como as Ciências da Natureza, tem as questões cobradas no segundo dia da prova do Enem.

O que mais vai cair no Enem?

Além das questões de Matemática, como já foi explicado, na prova do Enem cai questões de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Linguagens (Português, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação).

Também é necessário que o candidato redija uma redação, cujo tema somente é divulgado no momento de realização da prova.

Como são muitos conteúdos, é importante que você divida bem o seu tempo, para conseguir estudar Matemática e também as demais disciplinas que caem na prova do Enem.

O que não cai na prova do Enem?

Tão importante quanto entender o que cai, é saber o que não cai no Enem. No que se refere aos conteúdos de Matemática, convém que você entenda que as provas não trazem questões diretas.

Ou seja, você não vai encontrar um exercício com enunciado do tipo “Resolva os cálculos a seguir”.

Geralmente, os conteúdos vêm acompanhados de grandes enunciados, que trazem uma situação ou problema que devem ser resolvidos. Você precisa interpretar o texto e, assim, verificar como aplicar as provas matemáticas para solucionar a questão.

Depois de descobrir quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem, vai ser descomplicado se preparar para as questões. Não deixe de estudar os outros temas e caprichar na organização para conseguir uma boa nota!

Aproveite e baixe nosso guia completo do Enem e arrase na prova!

Relacionado Posts

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.