Tenha uma experiência diferente com os conteúdos da Unileão. Experimente a versão narrada do nosso conteúdo. Basta dar um play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Você sonha em conquistar um bom emprego e construir uma carreira de sucesso? É possível se você se preparar do jeito certo. Mais que isso, é fundamental enxergar o mercado como ele é hoje: dinâmico, competitivo e exigente. Para atender a todos os requisitos, podemos pensar na empregabilidade.

Esse é um conceito muito usado no mundo corporativo. Ao mesmo tempo, serve para qualquer área e permite que desenvolva novos caminhos para a profissão. O truque é saber como aumentar esse fator a seu favor.

Quer descobrir o que fazer? Venha ver nossas dicas para elevar a sua empregabilidade!

O conceito de empregabilidade

Vamos partir do começo e entender o que leva alguém a conseguir um emprego. Especialmente em atividades que exigem certo preparo e em vagas disputadas, um conceito tem a ver com o sucesso: a empregabilidade. Mas, afinal, o que é isso?

Nada mais é do que a sua capacidade de ser interessante para o mercado de trabalho. Em outras palavras, é um jeito de medir quão “empregável” você é.

Não significa ter um currículo quilométrico. Há profissionais com meses de experiência que têm esse conceito mais desenvolvido que outros que têm anos de carreira. Tudo depende de quanto interesse desperta nos empregadores.

Um novo olhar para a carreira

Durante algum tempo, fez sentido olhar para as chances de emprego como uma “disputa” entre quem acumula conhecimento ou experiência. Porém, tudo muda quando você passa a enxergar sua (futura) profissão com a ajuda dessa “lente” especial.

Ao notar que não precisa ter feito um intercâmbio ou falar três idiomas, dá para compreender que aquela vaga sonhada pode ser sua. Principalmente, é um jeito de já se preparar para mandar bem nas entrevistas e aproveitar as oportunidades que aparecem.

5 maneiras para desenvolver empregabilidade

Agora que sabe que esse conceito é importante, é fundamental entender o que fazer para aumentar. Afinal, essa não é uma qualidade que “surge do nada”. Não tem a ver com talento ou sorte e, sim, com bastante preparação. Quanto mais pronto estiver, mais empregável vai ser. Tentador, não é?

Para não ter dúvidas, veja 5 meios para desenvolver a sua empregabilidade e fique irresistível para o mercado!

Aprenda 5 formas de desenvolver empregabilidade

1. Aposte na capacitação

Para ser um bom profissional é necessário estar capacitado. Afinal, para trabalhar com Psicologia ou Serviço Social, por exemplo, tem que ter os conhecimentos certos, não é mesmo?

Investir em um curso superior é a melhor pedida para se capacitar. Você aprenderá a profissão de forma completa e terá tudo aquilo que precisa para exercer. E ignore a ideia de que o diploma não é importante. Em um mercado competitivo, ele se torna ainda mais indispensável para chamar a atenção com o restante das suas habilidades.

2. Desenvolva as competências certas

Além da parte técnica, é essencial apresentar as qualidades ideais. Com algumas habilidades, você joga sua empregabilidade lá no alto e se mostra preparado para ocupar a vaga desejada.

Aumentar o autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação e trabalho em equipe são apenas algumas possibilidades. É preciso atender às novas necessidades desse mercado conectado e dinâmico para chegar mais longe.

3. Trabalhe o seu marketing pessoal

A maneira como é visto também tem a ver com o nível de empregabilidade. Ser enxergado como um profissional preparado, com a postura correta e pronto para os desafios é essencial. Como acertar? É simples: com o marketing pessoal.

Trabalhe a sua imagem e construa a sua marca. Ao transmitir confiança, profissionalismo e competência, vai ser praticamente impossível não conseguir muitas aprovações no caminho.

4. Invista no networking

Além de tudo, ter bons contatos faz toda a diferença. Quando você conhece e interage com as pessoas certas, tem acesso a vagas e outras possibilidades. Então, é fundamental caprichar no networking!

Interaja com colegas da graduação, com os professores e outros profissionais da sua área. Esteja disposto a ajudar com suas habilidades, pois o retorno será incrível para a sua carreira.

5. Agarre as oportunidades

Aprenda 5 formas de desenvolver empregabilidade

Com esses passos, já dá para aumentar sua empregabilidade. Mas se quiser chegar ainda mais longe, é preciso segurar as oportunidades com unhas e dentes. Mesmo que o caminho até a graduação seja longo, vale a pena encarar o desafio. Se o pagamento das mensalidades traz preocupação, busque uma bolsa ou um financiamento.

Além disso, aproveite todos os estágios, projetos de extensão e de pesquisa que puder. Quanto mais “experimentar” da área, maiores são suas possibilidades. Pense grande para se destacar!

A importância da qualificação profissional

Ao falar em aumentar a empregabilidade, o primeiro ponto que citamos foi a capacitação, certo? Isso tem um motivo: é a qualificação que funciona como a base para todos os outros pilares. Você precisa conhecer a profissão e ter o entendimento técnico para conquistar um bom desempenho.

O melhor jeito de realmente ser atraente para o mercado é pelo curso superior. Com essa alternativa, aprenderá desde os conceitos básicos aos tópicos aprofundados sobre a profissão. Também terá experiência prática e poderá desenvolver as principais habilidades.

A escolha do curso certo

É importante escolher uma graduação que tenha a ver com seus objetivos e interesses. O estudo é transformador e pode garantir uma realidade diferente para você, sua família e até sua comunidade.

Levar isso em consideração é o que vai fazer com que encare os desafios da melhor forma. Quando receber o seu diploma, poderá aplicar seus conhecimentos da maneira ideal e com mais oportunidades.

A escolha de uma instituição com núcleo de empregabilidade

A universidade não é apenas o ambiente onde você desenvolve sua qualificação profissional. Também pode ser um espaço para aumentar a sua empregabilidade e sair com toda a preparação do mercado. Afinal, quem não quer sair das salas de aula para um trabalho que se interessa, não é mesmo?

Durante a escolha da instituição, considere se ela tem um núcleo de emprego. Com a atuação correta, fica fácil atender às demandas de cada setor.

Entre as ações que podem ser desenvolvidas, estão:

●     programa de preparação profissional;

●     orientação na elaboração de currículo;

●     capacitação para o desenvolvimento profissional e

●     programa de acompanhamento de egressos.

Tudo fica ainda melhor se a faculdade tiver parceria com empresas e instituições. Os estudantes da UniLeão, por exemplo, são encaminhados para oportunidades que surgem nos empreendimentos parceiros. Com direcionamento e grande atratividade para o mercado, é mais simples conseguir uma posição desejada.

A empregabilidade tem a ver com o interesse que você desperta em quem emprega. Então, nada melhor que saber elevar esse índice. Com as nossas dicas, você tem a chance de se tornar um profissional de destaque e, é claro, de sucesso!

Para ficar por dentro do mercado profissional e desse conceito, se cadastre na nossa newsletter. É gratuita e você vai adorar!

 

Relacionado Posts

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.