O final do ensino médio traz uma grande dúvida: o que cursar na faculdade? Não importa se você ainda vai se formar no último ano ou se acabou de pegar o diploma. Refletir com cuidado sobre essa decisão tem tudo a ver com o seu futuro. Para simplificar as escolhas, é hora de pensar sobre Humanas, Exatas ou Biológicas.

Quando já se decide qual caminho seguir, fica mais fácil fazer a matrícula em um curso específico. Ao mesmo tempo, tome cuidado: a definição entre as três deve ser sua, longe das influências externas que insistem em dominar seus pensamentos.

Que tal facilitar o processo? Vamos explicar as características das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Continue a leitura para conferir!

1. Ciências Humanas

Você sabia que algumas das profissões mais procuradas — e importantes — envolvem as Ciências Humanas? Elas são fundamentais para a sociedade porque, afinal, procuram entender cada um de nós.

Essa área busca compreender a relação do ser humano com diversas atividades e seu comportamento em certas situações. Elas envolvem desde temas como a criatividade humana até a forma de comunicação ou de se portar na sociedade. Que tal?

Linhas de estudo

Já que o ser humano é complexo, não falta o que estudar sobre as pessoas. Alguns cursos focam em ações como a criação humana e o processo que a envolve. Outros são ligados à comunicação e alguns, até mesmo, à parte estética.

Os estudos procuram conhecer quem somos e como agimos diante de vários cenários. Também fazem projeções sobre o que esperar do futuro ou o que aconteceu no passado e que define o presente.

Principais competências requeridas

Uma das capacidades importantes é a interpretação de texto. Você precisa saber compreender o sentido real de textos e outras publicações. O curso não traz apenas leitura, é claro, mas isso faz a diferença na hora de construir conhecimento. Se curte ler e buscar novas visões, vai se dar bem nos cursos da área.

Também é preciso ter a capacidade de fazer análises sobre o papel das pessoas, da sociedade e dos diversos instrumentos ao longo do tempo. Muitas carreiras têm uma pegada histórica, então é importante compreender as transformações.

E se você acha que o pessoal de Humanas nunca tem que ver números, é aí que se engana. Interpretar gráficos e até alguns dados faz parte da rotina de quem opta pela área.

Possibilidades de cursos e empregos

Como somos seres complexos, há diversas possibilidades para quem deseja atuar na área. O curso de Administração permite que atue no setor público e privado ou mesmo com fortunas. Com a Gestão Comercial, o acompanhamento de vendas e o desenvolvimento de estratégias são pontos sempre presentes.

Já o Direito trata da aplicação da lei em suas várias formas: como advogado, juiz, promotor e assim por diante. Ainda tem Gestão de Recursos Humanos e o Serviço Social, em ambos você lidará com pessoas, mas em situações diferentes.

humanas, exatas ou biológicas

2. Ciências Exatas

Muita gente acha que as Ciências Exatas estão ligadas apenas aos cálculos que surgem o tempo todo. Pode fazer o teste: é só falar nessa área que a maioria pensa em Engenharia, Matemática ou Física. Mas essa possibilidade não se limita a isso!

Na verdade, os estudos incluem o entendimento de vários fenômenos do cotidiano — e sua tradução em números. As equações se tornam ferramentas para construir soluções, desenvolver métodos e fazer medições. A área está ligada à ciência, às descobertas e à criação de alternativas.

Linhas de estudo

Como deu para perceber, a área não envolve apenas equações, demonstrações matemáticas ou fórmulas sem sentido. O estudo é voltado para várias áreas, da economia à tecnologia.

Ao se matricular em um bom curso das Ciências Exatas, você tem a chance de simular cenários, testar hipóteses e até de fazer achados. Então, não faltam segmentos para explorar!

Principais competências requeridas

A habilidade com números, é claro, é bem-vinda. No entanto, não é o elemento mais importante. É possível treinar bastante e ter desenvoltura com os algarismos, ainda que não sejam seus preferidos. O destaque mesmo é a capacidade analítica. Saber avaliar dados e o que eles significam se destaca para ter sucesso na carreira de Exatas.

Se tiver apetite por resolver problemas e vencer desafios, a escolha também é perfeita. A área traz mais perguntas que respostas e cabe a você conseguir solucioná-las com o conhecimento aplicado.

Possibilidades de cursos e empregos

Como dito, há muitas possibilidades que vão além das tradicionais. Um curso de Exatas que nem todo mundo conhece é Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em uma sociedade cada vez mais conectada, é a sua chance de contribuir para o progresso.

As Ciências Contábeis também aparecem nessa classificação. Você tem a oportunidade de ser o Contador de pessoas físicas ou jurídicas e até oferecer consultorias.

3. Ciência Biológicas

Na dúvida entre Humanas, Exatas ou Biológicas, a área que cuida do corpo pode ser a melhor escolha. Caso seu interesse seja o funcionamento de sistemas e suas características especiais, os cursos da área surgem como o caminho certo.

Elas incluem o estudo de toda matéria viva — e não somente do corpo humano. Portanto, elas envolvem conhecer o funcionamento e evolução das estruturas.

Linhas de estudo

Como estudam tudo o que vive na Terra, as Ciências Biológicas têm linhas variadas de estudos. É possível focar no cuidado com a saúde, em explorar sintomas de doenças e em criar soluções.

Também podem ser focadas no movimento, na melhoria de desempenho dos sistemas e até na criação de protocolos de cuidado. Um caminho tão diversificado é ótimo porque envolve a maior parte dos interesses, concorda?

humanas, exatas ou biológicas

Principais competências requeridas

Saber trabalhar em equipe é um ponto importante, já que os organismos demandam várias áreas de conhecimento. Tem interesse em trocar experiências e conceitos rumo aos melhores resultados? Pois essa pode ser a sua alternativa!

Também é preciso ter visão de futuro, como para prever possíveis riscos e impactos no ambiente. Se você é observador e está sempre um passo a frente, é o aluno ideal. Ter capacidade crítica e curiosidade são outros pontos que podem torná-lo um ótimo profissional.

Possibilidades de cursos e empregos

Como envolvem toda a vida que existe, as Ciências Biológicas disponibilizam vários cursos. A Biomedicina inclui descobertas científicas, como para a área de saúde ou até do meio ambiente.

No contato direto com as pessoas, Enfermagem e Fisioterapia se destacam. O primeiro curso envolve cuidados completos e elaboração de políticas de prevenção e conscientização. Já a Fisioterapia ajuda na recuperação ou estabelecimento de movimentos no corpo humano.

Por falar em se mexer, o curso de Educação Física é para ninguém ficar parado. Você se torna professor, instrutor, personal ou até atleta! Para ter o sorriso sempre bonito e saudável, a Odontologia é fundamental. Já a Psicologia permite que você atue para melhorar a saúde mental das pessoas.

E já que os humanos não são os únicos que merecem atenção, a Medicina Veterinária traz os conhecimentos necessários para cuidar dos bichinhos do jeito certo!

4. Como identificar a melhor?

Diante da escolha entre Humanas, Exatas ou Biológicas, você tem que entender o que faz sentido para a sua realidade. Quer ver? Responda três perguntas simples:

●     Quais são suas matérias favoritas?

●     Em quais assuntos tem mais facilidade?

●     Quais atividades trazem prazer para o seu cotidiano?

Se ler é seu grande passatempo, um curso de Humanas pode ser uma boa opção. Já se você ama saber como as coisas funcionam, um de Exatas é adequado. O de Biológicas fica para quem deseja ajudar e cuidar das pessoas, por exemplo.

O importante é optar por algo que traga felicidade e satisfação pessoal. Assim, o sucesso se torna mais que apenas um sonho.

Usar essas dicas é indispensável para se decidir entre Humanas, Exatas ou Biológicas. Na hora de fazer a matrícula, você terá muito mais segurança para escolher!

Curtiu descobrir qual área de estudo é a melhor para você? Cadastre no formulário abaixo e receba (sem spam!) as principais novidades sobre a vida acadêmica!

Relacionado Posts

Receba nossos conteúdos exclusivos

Entre na lista VIP

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.