II Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão discute inclusão de pessoas com deficiência

Quinta-Feira - 06/06/2019

Este evento ocorrerá no dia 06 de Junho de 2019

Inscrições serão realizadas via formulário online.

Compreender os limites, os desejos e as necessidades daqueles que almejam movimentar-se com prazer e pelo prazer. Para o professor do curso de Educação Física da Unileão Renan Vanali, alcançar essa compreensão é o que move a academia a discutir a inclusão de pessoas com deficiência em atividades físicas. Para promover o debate acerca do assunto, a Instituição irá realizar o II Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão. O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de junho, no campus Saúde.

As inscrições deverão ser realizadas por meio deste formulário online e/ou presencialmente com os estudantes do 5° semestre do curso de Licenciatura em Educação Física. O valor da inscrição será de R$ 15, o que inclui a participação no Simpósio, em uma das oficinas ofertadas e a apresentação de um resumo. Caso o participante queira inscrever dois resumos na condição de autor principal, o valor será de R$ 20, também incluindo a participação no Simpósio, em uma das oficinas e a apresentação dos resumos. Será emitida certificação de 8h complementares, além do certificado pela apresentação de trabalhos.

Programação

O evento será dividido em dois momentos: no dia 6 de junho, às 18h30, haverá a abertura oficial com a participação da esportista Isadora Ramos. Em seguida, ocorrerá uma palestra intitulada “Vamos contar cromossomos?”, ministrada pela profa. Márcia Clébia. Na mesma noite, acontecerá uma mesa-redonda com a temática “Corporeidade e inclusão de pessoas com ou sem deficiência: desafios e conquistas”, com os professores Naildo Santos, Alana Lima e Katia Moura.

No dia 7 de junho, os participantes deverão escolher entre cinco oficinas simultâneas que ocorrerão das 8h às 12h. No turno da tarde do segundo e último dia do evento, serão realizadas apresentações de trabalhos dos inscritos no Simpósio, em formato de resumo simples em banner.

Clique aqui e confira o edital!

Estão sendo ofertadas as seguintes oficinas: Práticas Pedagógicas na Educação Física Inclusiva: Efetividade e Viabilidade em Espaços Diversos, com o prof. Leonardo Trevisan; Avaliação Formativa e Educação Inclusiva: Desafios para o Professor, com o prof. Ivan Nascimento; O Papel do Exercício Físico na Prevenção e Tratamento da Obesidade, com a profa. Lara Bottcher; Estimulação Neuropsicomotora Interdisciplinar, com a profa. Yaskara Amorim e a oficina Desenvolvimento Motor de Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Aspectos Avaliativos e Interventivos, com a prof. Jennifer Pinheiro.

O II Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão está sendo organizado pela disciplina de Educação Física Adaptada do curso de Educação Física da Unileão. O evento tem como objetivo promover a reflexão sobre a área e os processos de inclusão de pessoas com os diversos tipos de deficiência.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail renan@leaosampaio.edu.br ou por meio do telefone (88) 9.9954-8179.

II Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão

Data: 6 e 7 de junho

Horário: 18h às 22h (06/06) | 8h às 12h e 14h às 17h (07/06)

Local: Campus Saúde