Odontologia - Núcleo de Pesquisa em Cirurgia Bucomaxilofacial publica artigo

Terça-Feira - 24/04/2018

Este evento ocorreu no dia 24 de Abril de 2018

O Núcleo de Pesquisa em Cirurgia Bucomaxilofacial (NUPESC) que é composto por professores e alunos do Curso, publicou um artigo importante numa revista internacional (The Journal of Craniofacial Surgery). O assunto é muito relevante e talvez haja interesse por parte de emissoras de televisão em incluir a matéria. Segue abaixo um breve release e comentário do Prof. Ivo Pita (principal autor do trabalho. (artigo em anexo)

Mais um artigo do Núcleo de Pesquisa em Cirurgia Bucomaxilofacial (NUPESC), grupo de pesquisa da UNILEÃO, foi publicado. Agora revelando a associação dos fatores que causam as Fraturas Faciais Complexas, operadas no Hospital Regional do Cariri – CE. Este trabalho foi desenvolvido com a participação dos alunos vinculados ao grupo e ao programa de iniciação científica.

Como resultados, obtivemos 624 casos de fraturas faciais cirúrgicas que foram registrados de 2012 a 2014. Destes, 546 (87,5%) eram do sexo masculino e 78 (12,5%) do sexo feminino entre a idade de 20 e 30 anos (40,5%). A ocorrência dos traumas foi mais prevalente nos dias do fim de semana (considerando sexta-feira, sábado e domingo) e feriados (62,17%).

Como fator etiológico observou-se que os acidentes motociclísticos geraram mais casos de fraturas faciais cirúrgicas, com 357 casos (62,1%), seguido de agressão física com 72 casos (12,5%), desportivos com 35 casos (6%), PAF (projétil de arma de fogo) com 27 casos (4,7%) e queda da própria altura 25 (4,3%) dentre outras causas menos prevalentes.

Para as fraturas complexas, 62,1% dos casos foram por acidente motociclístico, e 86,5% dos casos mais graves haviam ingerido álcool e não usavam capacete. Houve forte associação entre o consumo de álcool como causa do não uso de capacete. Concluímos que campanhas devem estar voltadas para a educação no trânsito, mas sobretudo com a fiscalização acerca do consumo de álcool na condução. Foi intitulado em “Factor Associated With The Complexity of Facial Trauma” Publicado no Journal of Craniofacial Surgery, na edição de abril deste ano.

Comentários do autor:

O abuso do álcool trás inúmeros males à sociedade, pois além das alterações orgânicas comprovadas, está envolvido nas agressões e violência, males sociais, fragmentações familiares e principalmente nos acidentes de trânsito. Os pesquisadores afirmam e recomendam; “Não há nenhum motivo ou benefício para quem não faz uso de bebidas alcoólicas iniciarem o consumo, e quem já faz uso, que bebam com bastante moderação”. Precisamos de estratégias educativas e preventivas! Provocar a população e aumentar o rigor diante das infrações. Temos ainda agravos além da saúde, como custos e superlotação nos hospitais, gastos com a inatividade laboral e previdência por afastamentos temporários e definitivos!

Confira o artigo em anexo.

Artigo Fatores que causam as Fraturas Faciais Complexas |

Categorias: Odontologia |