Operação Sorriso realiza ciclo de palestras na UNILEÃO

Quarta-Feira - 10/10/2018

Este evento ocorreu no dia 10 de Outubro de 2018

A Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, retorna ao Ceará pela 26ª vez para a realização de mais um mutirão de correção de lábio leporino e fenda palatina, a partir do dia 9 de outubro. Desta vez, a missão humanitária será no interior do estado, na região do Cariri, onde a ONG realizou programas entre 2007 e 2009, no município de Barbalha.

“Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, cuja equipe participa das missões da Operação Sorriso, a taxa de recorrência da fissura labiopalatina em uma mesma família - que é um indicativo da influência de fatores genéticos - é maior na região do Cariri do que em outras cidades brasileiras pesquisadas. Essa informação foi determinante enquanto estudávamos o melhor local para realizar a missão”, explica Fernanda Carbonari, coordenadora de programas da Operação Sorriso.

A pré-triagem aconteceu nos meses de setembro e outubro aqui na Clínica Escola de Odontologia da UNILEÃO, com o prof. Romildo Bringel, que já era parceiro da Operação Sorriso. Após pré-triagem, os pacientes realizaram a triagem na Unidade Básica de Saúde Pirajá (em Juazeiro do Norte), onde foram definidos os 54 pacientes a serem submetidos a cirurgia. As cirurgias têm acontecem de 11 a 15 de outubro no Hospital São Raimundo do Crato.

A Operação Sorriso investe constantemente em educação e treinamento, de modo a capacitar estudantes e profissionais locais a oferecerem um tratamento especializado a pessoas nascidas com fissura labial ou palatina. Em parceria com a UNILEÃO, foi oferecido um ciclo de palestras sobre fissura labiopalatina, ministradas por voluntários da Operação Sorriso, no dia 10 de outubro. As áreas abordadas foram: cirurgia plástica, anestesia, pediatria, odontologia, fonoaudiologia, psicologia e enfermagem.

No Cariri, a Operação Sorriso conta com o apoio do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO, Hospital São Raimundo/Fundação Leandro Bezerra, Prefeitura do Crato, Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e Secretaria Municipal de Saúde/SESAU.

Categorias: Notícia | Odontologia |