Enfermagem celebra datas importantes no mês de maio

Sexta-Feira - 10/05/2019

Período entre os dias 12 e 20 desse mês é instituído nacionalmente como a Semana da Enfermagem.

O profissional de Enfermagem tem muito para comemorar no seu dia, 12 de maio. Os avanços marcam a profissão que trabalha com a promoção e o cuidado da saúde da população. A área abrange diversas especialidades, que estão dentro das linhas de atuação de Saúde Coletiva, Gestão e Ensino e Pesquisa. Com origem milenar, as primeiras práticas eram direcionadas, principalmente, à assistência de pessoas enfermas. Atualmente, esse campo se baseia em estudos científicos e oferecem diversas oportunidades de atuação no mercado.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), o curso de Enfermagem promove a formação de profissionais com bases teórico-práticas, oferecendo atividades fora das salas de aula, promovidas por ações de extensão que são realizadas em hospitais, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Apoio Psicossocial. Essas ações envolvem disciplinas, projetos, ligas acadêmicas, dentre outras iniciativas.

“Nós temos a carga horária de estágio muito maior que a exigida pelo MEC. Nossas práticas são executadas em laboratórios modernos por projetos de extensão, ligas acadêmicas e monitorias”, ressaltou a coordenadora do curso, profa. Maryldes Lucena. Ela destacou que as atividades envolvem os alunos da Instituição desde o primeiro período do curso.

Semana da Enfermagem

Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro é celebrado em 12 de maio, em homenagem ao nascimento da inglesa Florence Nightingale, considerada a “mãe” e fundadora da Enfermagem moderna. Ela foi pioneira no cuidado de soldados feridos em guerra e, ainda, fundou a primeira Escola de Enfermagem do mundo, localizada na cidade de Londres, na Inglaterra.

No Brasil, também se comemora a Semana da Enfermagem, com início no dia 12 e término no dia 20 de maio, em memória da brasileira Ana Néri, a primeira profissional da área a se alistar voluntariamente para o trabalho em combates militares.

Em alusão às datas, o curso de Enfermagem da Unileão promoverá o IV Congresso Caririense de Enfermagem e 14ª Semana de Enfermagem. O evento é direcionado a acadêmicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, além de profissionais de áreas afins.

Categorias: Enfermagem | Notícia |