Maio Amarelo: Unileão promove consciência no trânsito

Quarta-Feira - 08/05/2019

Campanha atenta para a prevenção de acidentes.

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) adere à campanha do Maio Amarelo, que em 2019 traz o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. No dia 19 de maio, a partir das 8h, a Liga Acadêmica de Cirurgia Oral (LACO) do curso de Odontologia da Instituição realizará uma ação com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema da campanha, tendo em vista que os acidentes de trânsito são uma das causas mais comuns dos traumas na face. O evento ocorrerá na Praça da La Favorita, em Juazeiro do Norte (CE).

Sobre a campanha

Conforme a legislação, o amarelo simboliza a atenção dos condutores no trânsito, o que deve acompanhar, principalmente, o respeito à vida e à integridade física das pessoas. A campanha do mês faz menção a essa cor e, por isso, foi intitulada de Maio Amarelo. A iniciativa busca prevenir as causas dos acidentes, por meio da promoção de ações sobre a segurança no trânsito.

O mês da campanha foi escolhido em maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, a iniciativa popularizou-se em todo o mundo, inspirando ações de advertência a condutores e pedestres sobre as legislações de trânsito e a prevenção de acidentes.

Dados

Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde, em 2009 os acidentes no trânsito acarretaram cerca de 1,3 milhão de mortes em 178 países. No total, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas de todo o mundo.

Além disso, os acidentes de trânsito são a principal causa de mortes na faixa etária dos 15 aos 29 anos de idade, e o segundo maior responsável por mortes na faixa dos 5 aos 14 anos. Na economia, infrações e acidentes de tráfego representam US$ 518 bilhões de custo por ano para cada país.

Ação do Maio Amarelo da Liga Acadêmica de Cirurgia Oral

Data: 19 de maio

Horário: 8h às 12h

Local: Praça da La Favorita – Av. Leão Sampaio, nº 1046, bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte (CE)