Professores de ADS apresentam aplicativo desenvolvido para crianças autistas

Terça-Feira - 07/05/2019

Docentes participaram de evento realizado na UFCA.

Lançado em 2017 pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unileão, o aplicativo AutA foi apresentado pelos orientadores do projeto, profa. Renata Kalina e prof. Hérlon Cortez, no III Encontro Temático da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A atividade aconteceu em alusão à campanha do Abril Azul e tratou do tema “Uma caminhada no universo do espectro autista”.

O evento ocorreu no auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte da UFCA, onde os professores responsáveis pelo aplicativo demonstraram o uso e as funções do programa.

“A ideia surgiu a partir da necessidade de uma aluna de Análise de Sistemas que tem um sobrinho com autismo. Ela queria buscar uma forma que incentivasse crianças com o espectro autista a desenvolver melhor a fala”, observou o prof. Hérlon Cortez.

O software foi desenvolvido pelos egressos Manoela Chaves, Dávillo Aurélio, Luana Moura e Gabrielle Ferreira com o intuito de auxiliar crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O aplicativo se encontra disponível para download na plataforma Android.

“O aplicativo AutA veio para melhorar a comunicação de crianças autistas que têm dificuldades na fala, principalmente quando se trata de solucionar tarefas simples do dia a dia, como beber água, ir ao banheiro e brincar”, explicou a profa. Renata Kalina. O programa apresenta opções que facilitam a demonstração das necessidades dos pequenos, permitindo que eles se comuniquem por meio de escolhas feitas no aplicativo.

Inscrições abertas para ingresso em 2019.2

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio está com as inscrições abertas para o ingresso no semestre de 2019.2 e o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está sendo ofertado nessa seleção. Os interessados em se tornar agentes transformadores da sociedade em que vivem podem se inscrever no Mega Vestibular, fazer a prova agendada, usar a nota do Enem ou ingressar na condição de transferido ou graduado.

Financiamentos e bolsas

Os candidatos aprovados no Vestibular Tradicional dos cursos de graduação da Unileão poderão garantir uma bolsa integral caso alcancem a pontuação mínima de 85% da prova. A Instituição também oferece opções de financiamento para quem deseja facilitar o pagamento da formação no Ensino Superior.

Mais informações sobre processo seletivo, vantagens em ser Unileão, condições de ingresso e de pagamento podem ser obtidas pelo telefone (88) 3571 3231 ou pelo WhatsApp (88) 9 9216 3040.

Categorias: Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Notícia |