Projeto arquitetônico da Academia-Escola Unileão é premiado pela IABsp

Terça-Feira - 03/12/2019


Premiação IABsp 2019 ocorreu na última sexta-feira (29), em São Paulo.

O projeto arquitetônico da Academia-Escola Unileão foi um dos vencedores da Premiação IABsp 2019, evento que indica os participantes do Prêmio Oscar Niemeyer. A solenidade de divulgação dos projetos premiados pelo IABsp aconteceu na última sexta-feira (29), no vão livre da Praça das Artes, no centro da cidade de São Paulo.

Elaborado pelo escritório Lins Arquitetos Associados, com a assinatura dos arquitetos Cintia Lins e George Lins, o projeto da Academia-Escola Unileão venceu a Premiação IABsp 2019 na categoria Edificações, subcategoria Cultural e Institucional. A entidade distinguiu os vencedores entre projetos não executados e projetos executados, tendo a edificação do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio participado nessa segunda relação de vencedores, pois o espaço já foi entregue e está em pleno funcionamento.

“Recebemos essa premiação com muita felicidade. Estamos muito orgulhosos, pois é um prêmio de extrema importância do cenário arquitetônico nacional”, comenta Cintia Lins. A arquiteta acredita que a premiação beneficia os arquitetos nordestinos e enaltece o compromisso da Unileão em oferecer ambientes confortáveis para a comunidade acadêmica da Instituição.

“Acho que toda a região Nordeste e o Cariri, de maneira mais direta, ganha muito com esse prêmio. Com ele, provamos que podemos fazer uma arquitetura de qualidade na região. A Unileão mostra que a qualidade espacial dos seus edifícios são fatores importantíssimos para o bem-estar dos alunos e de todos que trabalham diariamente nesses espaços. Estamos todos de parabéns”, comemora.

Academia-Escola Unileão

Um espaço para a vivência, para o aprendizado e para a promoção da saúde por meio de diversos tipos de atividades físicas. Assim é a Academia-Escola Unileão. O equipamento oferece, para a comunidade acadêmica, a prática de treinamento funcional, dança, lutas e ginástica e faz parte do Complexo Esportivo da Instituição, que também conta com piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society e pista de cooper.

Premiação IABsp 2019

A premiação IABsp 2019 tem a finalidade de identificar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos nacionais, de modo a reconhecer as propostas engenhosas e significativas, sobretudo aquelas que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído em diálogo com a natureza, a sociedade, a economia e a cultura.

Em sintonia com a proposta do evento, a arquiteta Cintia Lins comenta as especificidades dos projetos desenvolvidos pelo Lins Arquitetos Associados. “A arquitetura que a gente produz é uma arquitetura adaptada ao clima, com materiais simples, de baixo custo e cheia de identidade nordestina. Acreditamos que a arquitetura está diretamente ligada ao local onde está inserida, portanto, buscamos traduzir no nosso desenho todas essas diretrizes”, frisa.

Prêmio Oscar Niemeyer

Os vencedores da Premiação IABsp 2019 serão os representantes brasileiros na concorrência ao Prêmio Oscar Niemeyer, organizado pela Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina – REDBAAL em conjunto com a Fundação Oscar Niemeyer. A premiação fará parte das atividades do XXVII Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 Rio, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro.



Categorias: Notícia |