Aprenda a escolher a melhor faculdade! Uma boa instituição faz com que a sua experiência seja completa e aumenta a qualidade das oportunidades que aparecerão em sua carreira.

Como essa decisão é tão relevante, a dica-base deste post é não se basear somente no preço da mensalidade. Em vez disso, é preciso avaliar as características certas que serão benéficas aos seus interesses e necessidades.

Para te mostrar alguns desses benefícios, listamos a seguir algumas dicas para você escolher a melhor faculdade para sua formação. Ah, a nº 4 pode definir toda a sua vida acadêmica, confira!

1. Comece pela análise da infraestrutura

Ficar de olho nas qualidades físicas e nos recursos oferecidos pela instituição é indispensável. Isso colabora para que você tenha uma boa experiência, alto rendimento e bom desempenho. Afinal, é muito mais difícil estudar em ambientes desagradáveis ou inadequados, não é?

Para ter uma ideia do que considerar, veja quais fatores merecem prioridade na sua avaliação inicial.

Salas de aula e ambientes de estudo

Verifique como são as salas de aula e se oferecem uma experiência agradável. Elas devem ser amplas o bastante para o conforto da turma e precisam dispor de instrumentos que ajudam na produtividade acadêmica, como carteiras adequadas, sistema de refrigeração, tomadas, projetor…

Também têm que ser iluminadas e climatizadas. Lembre-se que você passará boas horas do seu dia nesses locais, então esses pontos são fundamentais!

Locais ligados ao curso

Ao mesmo tempo, o estudo não se restringe à sala de aula. Cada graduação tem locais específicos, como oficinas, laboratórios, bibliotecas e outros ambientes. Contar com uma estrutura completa nesses pontos aumenta momentos práticos do curso.

Qualidade dos equipamentos

Além disso, verifique qual é a qualidade dos instrumentos oferecidos. Tanto nas salas de aula quanto nos laboratórios, tudo deve estar em perfeito funcionamento. Se forem atualizados, é melhor ainda.

É algo que evita vários problemas na hora de aprender, interagir e realizar as diversas atividades.

Acessibilidade para pessoas com deficiência

Não menos importante, vale conferir se a faculdade apresenta as características necessárias para oferecer acessibilidade. Quem tem alguma deficiência física precisa estar atento se aquele espaço está adequado para o receber e acomodar da melhor forma possível.

Mesmo que essa condição não faça parte da sua vida, ficar de olho nisso é fundamental se você estiver em busca de um ambiente inclusivo e que pode ser frequentado por todos.

escolher a melhor faculdade

2. Conheça a avaliação do MEC e a grade curricular

O Ministério da Educação (MEC) é o principal responsável por confirmar a qualidade dos cursos e instituições. Então, a avaliação concedida pelo MEC é essencial para quem deseja escolher a melhor faculdade.

Para não correr riscos e nem encarar frustrações no meio da graduação, também é válido conhecer a grade curricular. Veja como estudar esses dois aspectos:

Confira o credenciamento com o MEC

Imagine a decepção de iniciar uma faculdade para, só então, descobrir que ela não é credenciada junto ao MEC. Na prática, significa que o diploma não tem validade, o que deve ser evitado a todo custo.

Portanto, comece conferindo se a instituição é credenciada no ministério. Em caso afirmativo, você tem tranquilidade sobre a validade da formação.

Conheça a nota do curso desejado

Em seguida, veja qual é a avaliação da graduação que você pretende fazer no órgão. A escala vai de 0 a 5 estrelas, e quanto maior for a nota, melhor é a qualidade.

Ao fazer essa consideração, tenha a certeza de que poderá escolher uma instituição com um curso forte e que tem bom desempenho no mercado. Na hora de adicionar no seu currículo, o resultado é positivo.

Veja como é o conteúdo programático

Além de tudo, não deixe de conferir toda a grade de disciplinas. Veja como é a divisão por períodos e quais serão as matérias abordadas. Isso permite se preparar e é um jeito de identificar o enfoque de cada graduação.

É também indispensável para não correr o risco de se matricular e só depois descobrir que não vai estudar algo importante ou atual para a profissão.

3. Conheça o corpo docente

Até aqui, você observou a parte estrutural para escolher a melhor faculdade. Agora, é o momento de avaliar quem são os profissionais envolvidos com a construção do conhecimento que você terá.

Com professores adequados, a formação é enriquecedora, então vale a pena pensar nisso. Descubra a seguir o que considerar quanto ao corpo docente.

Técnica

Para que o corpo docente seja de alta qualidade, é essencial que todos os profissionais tenham formação técnica completa no assunto. Ao ter aula com especialistas, você aprenderá de maneira ampla e efetiva, sem enrolações.

Experiência

Também é indispensável que eles tenham uma boa experiência no mercado e nas salas de aula. Ter uma visão prática torna a formação especialmente útil. Além dos conceitos, há a chance de aprender como tudo se relaciona ao ambiente de trabalho.

Didática

Não menos importante, o corpo docente deve ter uma didática caprichada. A facilidade de transmitir ideias faz com que a experiência seja melhor e mais produtiva.

escolher a melhor faculdade

4. Confira o programa de estágio

Além de consolidar o entendimento técnico, você tem que saber aplicá-lo na prática. O estágio é o momento perfeito para isso e, portanto, a faculdade deve facilitar a conquista desse momento. Entenda o que isso significa e como você pode avaliar.

Saiba se há uma setor dedicado

O ideal é que a instituição conte com um núcleo voltado para a divulgação de vagas de estágio, por exemplo. Quando a faculdade ajuda os estudantes a encontrarem uma vaga, existem maiores chances de sucesso.

Verifique o suporte oferecido ao egresso

Também é interessante que estejam disponíveis iniciativas para aumentar as chances de contratação de ex-alunos. Ter auxílio na busca pela primeira experiência é determinante para que haja estímulo e valorização da sua formação. Valorize instituições que possuem muitas parcerias com empresas da região.

5. Não se esqueça dos diferenciais

Todos esses pontos são importantes, mas ao escolher a melhor faculdade vale a pena ir além! Com mais possibilidades, os resultados da formação são ainda mais intensos. Veja, a seguir, alguns dos diferenciais que devem ser buscados.

Programa de Monitoria

Se você sonha em ser professor um dia, o programa de monitoria vai te ajudar a se preparar durante a graduação. Uma faculdade com vários programas de monitorias nos cursos desperta no aluno o interesse pela carreira docente. O monitor repassa aos alunos o que aprendeu quando foi aluno e pratica a atividade docente.

Incentivos a projetos de pesquisa

Já os projetos de pesquisa permitem que você conheça uma nova vertente da área acadêmica. Além de oferecer uma possibilidade extra de atuação profissional, é algo que favorece o trabalho em equipe e, é claro, as descobertas.

Projetos de extensão

Os projetos de extensão são ótimas oportunidades para aplicar os conhecimentos na construção de modelos, protótipos e soluções variadas aplicáveis na comunidade onde a faculdade está inserida. São formas de adquirir experiência extra no exercício da profissão.

Saber escolher a melhor faculdade faz toda a diferença para o seu currículo, para ter uma formação diferenciada e completa. Com essas dicas, você pode considerar o que é realmente importante e tomar a decisão ideal!

Para não perder nada sobre seu futuro acadêmico, deixe seu contato no formulário abaixo e fique sempre por dentro das nossas atualizações!

Relacionado Posts

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.